» Família » Educação dos Filhos » Como trabalhar com jogos para ensino médio

Como trabalhar com jogos para ensino médio

Galeria
Como trabalhar com jogos para ensino médio

Trabalhar com essa faixa de idade requer um conhecimento avançado na disciplina que você deseja fazer ensinar para estes jovens, nesta fase se estimula mais a competitividade dos alunos, a questão de analisar um problema e conseguir resolver de diversas maneiras saindo da forma tradicional de resolução, a questão da auto-critica e desenvolvimento da argumentação, o porque disso e daquilo para forma a capacidade de ver, argumentar e solucionar. Os jogos aqui tornam as matérias menos massantes tanto para o professor como para o aluno já que as cargas horárias e a quantidade de matéria é gigantesca. Ou fator dessas estimulações pelos jogos em sala de aula é a questão de no final do ensino médio ter o vestibular que a aprovação que o aluno fez um bom ensino médio e que conseguiu desenvolver a capacidade de argumentar, solucionar problemas e afins.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Primeiramente você deve ver em que partes da matéria você irá trabalhar com jogos, você precisa ter plena consciência que não dá só para jogar e não dá só a teoria. Você precisa mesclar os dois, fazendo a aula ficar mais interessante, fixando melhor o conteúdo dado com a prática nos jogos e tentando assimilar os conteúdos com coisas do cotidiano dos alunos para uma melhor interação dos mesmos com os jogos e com a teoria da matéria. Pegar esse ponto essencial que é mesclar os dois, aproximando o aluno de você professor tornará a aula mais colaborativa dos dois lados e mais estimulante tanto para você quanto para o aluno. Lembre-se que a parte teórica é também necessária e você tem que ter isto em mente, de teoria e depois jogos ou jogos e teoria, faça da sua sala de aula algo interessante e que o aluno sinta interesse por ela.

  2. 2

    Não deixe acumular muitas matérias para fazer os jogos, assim a fixação de conteúdo se tornará mais difícil. Use sempre a imaginação para criar novos jogos, faça desafios aos alunos, estimule a curiosidade deles, faça-os procurar, pesquisar, querer saber o porque disso ou daquilo. Uma grande forma de aumentar o interesse dos alunos nos jogos é premia-los, para estimular a competição por aquele prêmio entre os alunos. A competição aqui deve ser estimulada ao extremo pois ao fim do ensino médio eles passaram por uma grande competição que é o vestibular e devem está preparados para isto, estimulando a competitividade neste período faz o aluno chegar mais relaxado no vestibular, pois já está acostumado com aquele ambiente de competição constante.

Comentários
blog comments powered by Disqus