» Tecnologia » Software » Como transformar pdf em jpg

Como transformar pdf em jpg

Galeria
Como transformar pdf em jpg

Durante o nosso dia a dia na internet deparamos com alguns desafios. Como quando baixamos algum arquivo em PDF e desejamos transformar ele em arquivo de imagem (JPEG, GIF, BMP, ou outro formato). Para se fazer isso existem alguns meios bastante eficientes.

Nesse tutorial ensinaremos duas formas de se converter PDF em imagens. Ambas são simples e rápidas de ser feitas. Essa conversão é muito usada para aqueles que, por exemplo, desejam usar um software de OCR ou de retoque/criação de imagens.

Instruções
  1. 1

    A primeira forma de se obter essa conversão é usando o programa Gimp, mas um script. O primeiro passo é fazer o download do programa e do script. Para realizar o download do Gimp, esse excelente editor de imagem, basta acessar o site oficial do programa.

    Após realizar o download dele, que é grátis, clique duas vez no ícone que baixou e siga todos os passos para realizar a instalação dele. Agora você precisará baixar o GhostScript Viewer, um software para ler PDF. Para tal tarefa, entre no site oficial dele Ghostscript.

    Faça a instalação dele seguindo os passos, e lembre-se de deixar o diretório de instalação como o padrão.

  2. 2

    Logo após ter feito a instalação dos programas, vamos adicionar as variáveis do sistema. Vá em Iniciar > Painel de Controle > Desempenho e manutenção > Exibir informações básicas sobre o sistema.

    Vá na Guia Avançado > Variáveis do ambiente. Agora clique no botão “Novo”. No nome da variável digite: GS_PROG
    No valor da variável digite o seguinte: C:\Program Files\gs\gs8.14\bin\gswin32.exe (adapte de acordo com a sua pasta de instalação do GhostScript). Agora basta clicar em Ok.

    Agora adicione outra variável. Clique em “Novo”, e no nome da variável digite: GS_LIB

    O valor dela será: C:\Program Files\gs\gs8.14\lib (novamente adaptar de acordo com a pasta de instalação do GhostScript ; o número 8.14 mudará conforme sua versão do GhostScript).

    Clique em Ok nas janelas que aparecer, e reinicie o seu computador para as alterações serem feitas de forma correta.

  3. 3

    Iremos agora dar inicio à conversão. Para isso abra o GIMP. Agora vá em Arquivo > Abrir > Escolha do arquivo (em PDF) > Abrir. Configure ele da forma que achar necessário, ajustando tudo que for preciso.

    Depois disso vá Fazer Arquivo > Salvar uma cópia. Basta agora escolher o local que será salvo ele, nomeiar o arquivo e escolher a extensão (.jpg, .bmp, .gif, etc...). Validar, se necessário alterar o que desejar, e validar novamente.

    Pronto, a conversão foi feita usando o GIMP.

  4. 4

    Uma outra forma, mais simples e também eficiente, é usando o programa PDF Creator. Para isso, basta realizar o download do programa.

    Agora abra o arquivo em PDF com algum leitor de PDF. Clique em Imprimir, e quando a aba de impressão aparecer escolha como impressora o PDF Creator.

    Quando o PDF Creator propor salvar o PDF, basta alterar para que ele possa salvar o arquivo com as extensão de imagem (PNG, JPEG, BMP, TIFF, PCX).

    Pronto, foi feita a conversão.

Dicas e AVISOS
  • Caso aconteça algum erro ao abrir o arquivo no GIMP, verifique a instalação do GhostScript, assim como as variáveis que você adicionou, se as mesmas foram adicionadas corretamente.
Comentários
blog comments powered by Disqus