» Hobby » Como Transformar sua Bicicleta

Como Transformar sua Bicicleta

Galeria
Como transformar sua bicicleta em ergométrica

Nada como pedalar para se sentir em harmonia com a natureza enquanto uma refrescante brisa toca o rosto. Contudo, existem regiões em que a quantidade de chuvas é muito grande, chegando a dominar totalmente o clima por meses. Em outros casos, a bicicleta já muito usada em outras épocas pode estar, simplesmente encostada devido à falta de tempo ou desinteresse do proprietário. Para essas e outras situações é possível conferir um novo sentido para a bike. Assim, quem deixou de pedalar devido ao excesso de chuvas e quem caiu no desânimo por conta do tempo escasso podem se beneficiar voltar ou criar uma nova rotina de exercícios. Para isso, basta transformar a sua bicicleta comum em uma bicicleta ergométrica. Saiba como na sequência.

Dificuldade
Intermediário
Instruções
  1. 1

    Defina o tipo de mecanismo que será responsável por gerar resistência. Existem três variantes de mecanismos que integram o sistema, são eles: wind, magnético e fluido. Os chamados rolos wind criam resistência através de ventiladores. A cada pedalada o ventilador é acionado, fazendo uma espécia de contra-peso e forçando o indivíduo a usar mais força para completar cada uma das voltas. Esse tipo de rolo tem a desvantagem de não apesentar muitos níveis de resistência, além de serem mais ruidosos em relação aos outros dois. Já os denominados rolos magnéticos recebem esse nome justamente por conterem imãs, que ficam situados em pontos opostos e garantem níveis de resistência bem superiores. Os magnéticos também produzem menos ruído em comparação com os rolos wind. Por fim, o mecanismo fluido proporciona resistência por meio do atrito provocado pela viscosidade do fluido. Este é o que detém maior valor agregado, mas também propicia amior número de configurações.

  2. 2

    Reserve um espaço adequado para receber a sua bicicleta, que deve possuir uma superfície plana. Coloque a roda frontal em um apoio específico. As rodas devem permanecer alinhadas à mesma altura do chão. Para que essa área de treinamento mantenha-se higienizada, é aconselhável que se coloque um tapete ou panos de chão sob a bike. O objeto aqui é não deixar que o chão acumule o suor que pode escorrer após os minutos de exercícios. Além disso, o tapete pode ajudar a manter a bicicleta mais estável.

  3. 3

    Monte o rolo seguindo as instruções do fabricante e posicione a bicicleta sobre ele. Suba na bicicleta e realize algumas pedaladas a fim de testar o equilíbrio e a estabilidade do conjunto, que não pode possuir falhas. Caso note qualquer nível de instabilidade reveja o processo de montagem do rolo e tente novamente.

Comentários
blog comments powered by Disqus