» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como tratar a dengue

Como tratar a dengue

Galeria
Como tratar a dengue

A dengue é uma doença transmitida por um mosquito conhecido como Aedes aegypti. Se trata de uma enfermidade infecciosa que pode ser causada por um dos 4 tipos de vírus da dengue. São eles: Den-1, Den-2, Den-3, Den-4.

Sua ocorrência é notada em locais de clima subtropicais e tropicais, nas fases mais chuvosas como no verão. Como o mosquito procria ao colocar ovos em água parada, se faz necessário um completo serviço de limpeza de locais onde podem acumular água, além de colocação de tampas para evitar o acesso do mosquito a caixas de água ou pequenos reservatórios.

A maneira de se transmitir a dengue é através da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. O mosquito que possui o vírus da doença contamina as pessoas durante toda a vida. Além da dengue o Aedes aegypti pode transmitir também a febre amarela.

Os sintomas mais comuns da dengue são febres altas, dores de cabeça, perda do apetite, dores pelo corpo, cansaço e dor nos olhos. Algumas manchas podem surgir pelo corpo, elas tem coloração avermelhada.

A forma mais grave da dengue é a hemorrágica. Os sintomas encontrados no inicio são os mesmos de uma dengue comum, mas após alguns dias podem surgir sangramentos. Se não for tratado da maneira eficiente e a tempo, a dengue hemorrágica pode até matar o infectado. O Ministério da Saúde do Brasil afirma que aproximadamente 5% dos doentes que contrariam dengue hemorrágica morrem.

O tratamento para a cura é feito de maneira que alivie os sintomas da doença, uma vez que não existe medicamento especifico para a dengue. Algumas ações devem ser tomadas em caso de infecção pelo vírus:

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O paciente deve ingerir muito liquido, pois a hidratação é fundamental para a recuperação. Pode ser por meio de sucos, soro caseiro, chás, além de muita água.

  2. 2

    Tão importante quanto a hidratação é o repouso. Ele deve ser mantido enquanto todo o ciclo do vírus termine, tempo que geralmente leva de 5 a 6 dias após o estagio de incubação do vírus.

  3. 3

    Os remédios com os componentes ácido acetil salicílico não podem ser ingeridos. Assim como os anti-inflamatórios com efeito coagulante que aumentam o risco de hemorragias. Nenhum medicamento deve ser tomado sem indicação profissional.

Dicas e AVISOS
  • Assim que desconfiar da doença, a pessoa deve procurar orientação médica antes de qualquer outra atitude.
  • A dengue não é transmissível por contato humano, nem por contaminação de alimentos ou líquidos. A única maneira de alguém contrair a doença é através da picada do mosquito.
Comentários
blog comments powered by Disqus