» Saúde » Como Tratar Artrite

Como Tratar Artrite

Galeria
Artrite

Artrite é o termo médico generalizado para inflamação em um ou mais articulações. As articulações são a parte do corpo onde dois ossos se encontram e geralmente consistem numa série de tendões e uma placa de cartilagem. São atualmente conhecidas cerca de 100 formas diferentes de artrite, de onde se destaca a artrite reumatóide. Resumidamente a artrite é resulta de uma quebra da cartilagem que protege a articulação e faz com que esta se movimente de forma suave e sem dor. Quando a camada de cartilagem não apresenta a espessura suficiente, o osso se friccionam provocando uma inflamação com inchaço da articulação e dor se movimentar. Este tipo de articulação pode ter várias origens como por exemplo doenças auto-imunes, desgaste generalizado das articulações devida à idade, infeções variadas por vírus ou bactéria, ou ainda ossos quebrados.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O tratamento para a artrite depende sempre da sua causa e deve ser aconselhado por um médico especializado, mas geralmente o objetivo dos tratamentos é reduzir a dor e melhorar o funcionamento da articulação. Algumas pessoas podem necessitar de fisioterapia. Existem algumas abordagens diferentes de fisioterapia para pacientes que sofrem de artrite, como por exemplo, tratamentos com calor, ou com frio, aplicação de talas de suporte às articulações, hidroterapia ou massagem articular. Todos esses tratamentos devem ser aplicados por um fisioterapeuta habilitado, de forma a impedir um maior desgaste da articulação inflamada.

  2. 2

    Muitas formas de artrite resultam do esforço acentuado em uma mais articulações devido à prática esportiva exagerada ou a determinadas profissões de maior carga física. Uma mudança de estilo de vida pode se tornar indispensável para alguns pacientes. Por outro lado a falta de movimento nas articulações pode levar ao surgimento de artrite, por isso se recomenda a prática de exercício físico moderado, como por exemplo natação ou bicicleta. Esses exercícios ajudam a aliviar a rigidez de algumas articulações e aumentam a massa muscular em seu torno. Pessoas com artrite devem ser aconselhadas por um médico ou até mesmo com um professor de academia para estabelecer um programa de treino esportivo específico. Em qualquer caso será aconselhada uma dieta para evitar excesso de peso que pode sobrecarregar as articulações.

  3. 3

    Em casos mais graves se pode tornar necessário o tratamento com medicamentos. Geralmente os medicamentos usados para o tratamento da artrite são anti-inflamatórios e analgésicos que podem ser bastante fortes e por isso apresentam algumas contra-indicações, por isso é obrigatório que sejam recomendados por um médico. Os medicamentos mais fortes para o tratamento de artrite são os esteróides e a cortisona, mas estes só devem ser usados em casos de extrema necessidade e durante curtos tratamentos. Em doentes com artrite grave pode ser necessário se realizar tratamento cirúrgico.

Comentários
blog comments powered by Disqus