» Família » Bem-Estar da Família » Como tratar de baixa visão

Como tratar de baixa visão

Galeria
Como tratar de baixa visão

Algumas pessoas têm problemas para enxergar, mesmo com o uso de óculos, lentes e qualquer outro acessório visual. Quando isso ocorre, não chamamos de cegueira, mas sim de baixa acuidade visual (popular baixa visão). Apesar de as funções visuais serem relativamente mais baixas, a visão não chega a ser inútil e existem formas de reverter o processo se feito de maneira correta. Aproveite para conhecer um pouco mais sobre esse problema, como ele surge e como ele pode ser combatido.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Infelizmente, as razões para se ter baixa acuidade podem ser das mais variadas. A lista inclui diabetes, doenças hereditárias, glaucoma, deficiências cogénitas, catarata e degeneração que vem com a idade. Algumas destas, como os problemas hereditários e a degeneração macular não podem ser evitados. Chega a ser uma questão de sorte mesmo. E também não há idade certa para sofrer deste problema. A doença também pode se manifestar de várias formas, mas no geral ela costuma danificar a visão central, deixando a periférica intacta. Por essa razão, se diz que a perda de visão nunca é total em um caso de baixa acuidade visual. A situação também Poe variar dependendo de quando a pessoa adquiriu a doença. Caso ela já tenha nascido com ela, mais tarde acabará adquirindo necessidades diferentes de quem a teve durante a vida.
    Como estamos falando de um problema que quase sempre se difere de um indivíduo para o outro, fica um tanto complicado quando o assunto é dizer o tratamento. A verdade é que não existe nenhuma forma de recuperar a visão de forma incondicional, e por isso não necessários diferentes tratamentos. Uma boa dica é se utilizar de algum objeto que corrija o problema quando for necessário. Mas lembre-se de sempre testar a fundo aquele que for comprar, pois não costumam ser baratos. Para sua facilidade, você pode fazer pequenas mudanças em suas compras que farão grandes diferenças. Por exemplo, um telefone com dígitos maiores certamente irão impedir que você acabe fazendo ligações erradas, assim como livros com grandes letras também serão uma grande mão na roda. Em relação a aparelhos eletrônicos, aqueles com voz devem ser sua preferência.
    O melhor há se fazer realmente é ir ao oftalmologista e pegar a recomendação do especialista (provavelmente algum objeto). Não existe mesmo um tipo de tratamento certo que cure tal a baixa acuidade visual, mas as ferramentas para que você viva normalmente com ela também estão aí.

Comentários
blog comments powered by Disqus