» Família » Bem-Estar da Família » Como tratar de blefarite

Como tratar de blefarite

Galeria
Como tratar de blefarite

Blefarite refere-se a uma inflamação das pálpebras, em que se verifica a produção excessiva de camadas lipídicas pelas glândulas sebáceas. Os sintomas de blefarite incluem ardor e coceira na pálpebra, irritação ocular, lacrimejamento, vermilhão e inchaço da pálpebra afetada, pestanas soltas e dificuldade em tolerar a luz forte. A blefarite pode ocasionar infeção da pálpebra, se esta for colonizada por batérias. Para muitas pessoas, a blefarite é um problema crônico e ainda não está bem esclarecida cientificamente qual a sua causa.
Em caso de dúvida, você deverá contatar seu médico para que ele possa diagnósticar corretamente a doença e para poder proceder com o tratamento adequado.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para se prevenir contra a blefarite e para tratá-la é necessário ter uma higiene palpebral rigorosa. Deste modo, você deverá limpar as pálpebras com uma compressa embebida em produtos especialmente adequados a este efeito, que você poderá comprar nos estabelecimentos comerciais. Esta limpeza deverá ser feita 1 a 2 vezes ao dia, dependendo do grau de gravidade da blefarite.

  2. 2

    Jamais coce os olhos. Esta atitude agrava a inflamação e promove a infeção. Se tiver de tocar nos olhos, lave as mãos muito bem primeiro.

  3. 3

    Você poderá massagear, com pequenos movimentos circulares, a base das pestanas, com o objetivo de fluidificar as secreções produzidas pelas glândulas sebáceas. Ao fluidificá-las, você está tentando impedir a obstrução das glândulas que causa a inflamação da pálpebra.

  4. 4

    Para aliviar a dor, a coceira e o desconforto ocular, você poderá colocar em seus olhos lágrimas artificiais ou até mesmo soro fisiológico. Não coloque em seus olhos produtos irritativos, como água com sabão.

  5. 5

    Durante o período em que tiver com blefarite, não use maquiagem nem lentes de contato. A maquiagem e as lentes de contato, quando você está com blefarite, funcionam como agentes agressores do olho, podendo agravar a doença.

  6. 6

    Você deverá manter-se afastado de locais com muito pó ou com partículas que possam agravar a blefarite.

  7. 7

    Existem vários medicamentos disponíveis no mercado para tratar a blefarite. Alguns deles são corticóides de ação local, como pomadas, que visam diminuir ou acabar com a inflamação da pálpebra. Outros medicamentos são antibióticos para tratamento local da infeção, se ela existir. De qualquer forma, você só deverá utilizar estes medicamentos somente com indicação médica.

  8. 8

    Se você notar alguma alteração de visão, tiver dores muito intensas, sofrer de sintomas por mais de duas semanas ou se você experienciar sintomas que considere anormais, não hesite e procure novamente seu médico.

Comentários
blog comments powered by Disqus