» Família » Bem-Estar da Família » Como tratar de catarata congênita

Como tratar de catarata congênita

Galeria
Como tratar de catarata congênita

A catarata congênita é uma doença que geralmente surgem em pessoas idosas. No entanto esta doença pode surgir em qualquer idade.
Nos idosos, esta doença deve-se me grande parte à acumulação da exposição à luz. Já em crianças, a doença surge no nascimento, a chamada catarata congênita, ou pode desenvolver-se ao longa da sua infância, sendo considerada catarata infantis ou juvenil. Portanto, a avaliação desta doença varia completamente entre a criança e o adulto.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A catarata é uma doença caraterizada pela opacidade do cristalino do olho, o que provoca uma dificuldade de visão em grande escala. O cristalino é considerado a lente natural dos nossos olhos e que facilmente fica afetado pela catarata.

    Quais as principais causas da catarata congênita?

    Para além de estar associada a síndromes ou anomalias dos cromossomas, a catarata pode ser igualmente hereditária.
    As principais causas desta doença podem ser do fofo metabólico ( hipoglicemia, galactosemia ), anomalias sistemáticas ( trissomia 21, 13, 18, síndrome de Turner ), síndromes dismorficos ( síndrome de Lowe, síndrome de Nance Horan ) ou resultados de infeções intra-uterinas da mãe durante a gravidez ( herpes, sífilis, toxoplasmose ).

    Como detectar a catarata?

    A sua detecção pode ser feita através da examinação do reflexo vermelho do olho. Se existir alterações como o aparecimento de um aspeto róseo e uniforme, o paciente deve ser urgentemente examinado pelo médico oftalmologista. Quanto mais opaco estiver o cristalino do olho, maior o impacto que a doença terá na vida da criança.

    Como tratar a catarata congênita ?

    A catarata congênita interfere bastante no desenvolvimento da criança afetada. É importante se proceder a uma intervenção, de preferência entre o primeiro e o segundo mês de vida da criança pois é nesta etapa que ela desenvolve as capacidades do seu córtex cerebral. Se a intervenção for feita depois desse período de vida a doença se torna perigosa, o que afetará a criança de forma grave a irreversível.

    A catarata é responsável em grande parte por casos de cegueira infantil, cerca de 10 por cento da cegueira em crianças é resultado da catarata. Em maior parte dos casos a cegueira é de ambos os olhos.

    O tratamento desta doença depende da avaliação feita pelo médico oftalmologista, Quando existe uma acentuada diminuição da acuidade visual, ou seja, a dificuldade em ver os objetos, o mais provável será a necessidade de se recorrer a uma cirurgia para corrigir este problema.

Comentários
blog comments powered by Disqus