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Como tratar de colesterol

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Como tratar de colesterol

Apesar da crença generalizada de que o colesterol é ruim, é necessário saber que existem 2 tipos de colesterol. O que pode ser fatal para a saúde, inclusive levando à morte, é o lipoproteína de baixa densidade, ou LDL. Por outro lado, está o HDL, o colesterol bom, que é o lipoproteína de alta densidade.

O excesso de gordura no sangue provoca o aumento do LDL. Na prática, dá-se a formação de placas de gordura, que ao longo do tempo vão se acumulando na parede interna das artérias. Quanto maior esse acúmulo, menor é o fluxo sanguíneo que chega ao coração. Se houver o bloqueio total, ocorre o ataque cardíaco, entre outras doenças coronárias perigosas, ou mortais.

O bom, ou HDL, tem efeito contrário. Funciona como um soldado que destrói as placas, eliminando o colesterol ruim. Também impulsiona a circulação do sangue.

O equilíbrio dos 2 tipos de colesterol, ou o aumento do bom, é feito, principalmente, através da alimentação.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Sementes de Chia
  • Água
  • Salmão/sardinha
  • Alho
  • Nozes/Amêndoas
  • Aveia, ameixas, feijão e maçãs
  • Liquidificador
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    Para reforçar o colesterol bom, é primordial manter o organismo nutrido com Ácidos Graxos Ômega-3. O salmão e a sardinha são as fontes mais conhecidas. O peixe deve ser grelhado para manter suas propriedades, e o consumo recomendado é de 2 a 3 vezes por semana. A semente de Chia, também encontrada em forma de óleo essencial, é uma fonte poderosa deste nutriente. Seu consumo diário reforça de maneira substancial ao HDL. Em se tratando do óleo, basta ingerir 1 colher de chá por dia. Se grãos, misture 1 colher de chá num copo de água.

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    Carnes vermelhas, e alimentos com gorduras, trans e saturadas, aumentam o colesterol ruim. Há que evitá-los. Busque conhecer o valor nutricional daquilo que costuma comer afim de evitar a manutenção ao colesterol ruim. Um exemplo prático é o leite. Prefira aqueles que são desnatados, ou magros.

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    Alimentos como a aveia, ameixas, feijão e maçãs contêm abundância de fibras solúveis. Esse tipo de fibra inibe a absorção do LDL por parte do organismo. Devem estar nas refeições diariamente.

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    Os nutrientes são importantes para manter a saúde dos vasos sanguíneos, inclusive para deixá-los flexíveis. Neste caso, há que fazer a ingestão de Ácidos Graxos poli-insaturados. A principal fonte deste nutriente é a noz. Coma o equivalente a ½ copo todos os dias após a última refeição principal. As nozes podem ser substituídas por amêndoas.

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    Considerado o melhor remédio natural para esta condição, o alho é fundamental na dieta de quem quer controlar o LDL. Bata no liquidificador 1 dente grande em 1 copo de água, e beba em jejum. Repita o mesmo antes do jantar. Ou, divida 1.200 miligramas de extrato de alho em 3 doses, a serem consumidas no decorrer do dia.

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