» Família » Bem-Estar da Família » Como tratar de dentes cariados

Como tratar de dentes cariados

Galeria
Como tratar de dentes cariados

A saúde da boca é fundamental para que o seu aspeto seja saudável e reluzente. Isso é mostrado através do sorriso. Como tal, deve cuidar bem dos seus dentes e evitar situações desagradáveis como o aparecimento de cáries.
A cárie é uma espécie de massa que se forma na parte exterior do dente com a ‘ajuda’ da saliva. Este aglomerado é constituído por um grande número de bactérias que se multiplicam e se alastram pela dentição. A cárie adere especialmente onde se encontram bactérias que fazem parte da nossa flora oral e que estão constantemente na boca.
As bactérias dessa chamada placa bacteriana produzem uns ácidos que provocam a destruição do esmalte dentário e provocam as temidas cáries dentárias. Os ácidos são consequência da fermentação dos alimentos que contêm um elevado teor em açúcares e hidratos de carbono.
Assim, deve fazer uma vigilância apertada à sua dentição e ser rigoroso(a) quanto à sua higiene oral. A cárie deve ser tratada assim que for detectada. Se essa deteção for feita quando não existe ainda destruição do dente, é possível realizar um tratamento mais simples e indolor.
Quando em fase avançada, a chamada cárie profunda, existe a destruição do esmalte e da dentina, com formação de uma cavidade (buraco) no dente. Nesta fase mais grave pode haver dor e muita sensibilidade ao frio ou ao calor aquando da ingestão de alimentos ou bebidas.
Numa fase muito avançada da cárie ela atinge mesmo os vasos sanguíneos e os nervos dentários. Depois, a destruição do dente atinge a polpa, provoca uma dor forte e, não raras vezes, dá origem a um abcesso que, se não for devidamente tratado, poderá evoluir para um granuloma e, consequentemente, formar um quisto.
Como parece óbvio, a prevenção da cárie é feita através do rigor e da correcção de uma higiene oral diária. Use uma escova, fio dental (pelo menos uma vez por dia), dentífrico e técnica de escovagem adequadas e aconselhadas pelo seu técnico de saúde ou dentista. Deve reduzir a ingestão de açúcares e de hidratos de carbono e de qualquer alimento que potencie a formação ou prejudique a saúde oral e provoque a cárie.
Se a cárie aparecer ainda em idade infantil, normalmente são colocados selantes de fissuras feitos de verniz fluoretado que liberta o flúor a longo prazo, prevenindo assim a formação da cárie.
No entanto, nem todas as dores de dentes se devem à cárie. A dor que sente pode dever-se a uma raiz demasiado exposta, mas sem cárie, de uma mastigação mais enérgica ou devido a um dente fracturado ou quebrado.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A saúde da boca é fundamental para que o seu aspeto seja saudável e reluzente. Isso é mostrado através do sorriso. Como tal, deve cuidar bem dos seus dentes e evitar situações desagradáveis como o aparecimento de cáries.

Comentários
blog comments powered by Disqus