» Família » Bem-Estar da Família » Como tratar de picadas de borrachudo

Como tratar de picadas de borrachudo

Galeria
Como tratar de picadas de borrachudo

No Brasil o borrachudo é um inseto muito comum, estando presente em grandes quantidades e representado com elevado número de espécies.

O borrachudo é um inseto muito pequenino, muito parecido à mosca comum. A sua picada, em situações limite, pode provocar além do inchaço avermelhado, uma alergia. Embora a grande maioria das pessoas não desenvolva reações alérgicas às picadas, é preciso ter especial cuidado com as crianças, pois são mais susceptíveis ao desenvolvimento de situações de maior gravidade

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Quando você é picado por um borrachudo terá que seguir alguns procedimentos para que a zona afetada e o inchaço não fique infetado e se desenvolva. Aliás, este procedimento é regra geral, comum a todas as picadas de insetos.

    A picada do borrachudo é muito suave e geralmente passa despercebida. Apenas quando aparece uma forte sensação de irritação, é que você sabe que foi atacado. Assim é importante você iniciar rapidamente todos os procedimentos para controlar essa sensação desconfortável.

    Quando você é picado lave de forma adequada as mãos com água e sabão, para evitar no momento de cuidar da ferida infetar ainda mais. É importante você elevar um pouco a zona afetada (quando é possível) e esfregar com bastante água e sabão para que o inchaço fique totalmente limpo.

    Se a coceira for muito intensa vá ao seu frigorífico, pegue em alguns cubos de gelo e esfregue na zona afetada. Isso vai acalmar de forma significativa essa sensação desconfortável. No entanto não coloque o gelo diretamente na pele, uma vez que a baixa temperatura pode provocar uma queimadura.

    Jamais coce a ferida ou inchaço com as suas mãos ou qualquer outro objeto. Se você fizer isso tem uma certa probabilidade de infetar mais a zona afetada. Prefira chegar o gelo, como foi descrito anteriormente, ou chegar um bom creme anti-histamínico

    Na eventualidade de surgir alguma bolha, não fure a bolha de forma alguma. Apenas esfregue de forma muito suave com água e sabão, para que não haja a ocorrência de infeções.

    Se a ferida se mantiver durante muitos dias ou se a infeção se alastrar, não hesite em procurar um médico. Não existe ninguém mais experiente e indicado para aconselhar você. Em alguns casos você pode precisar de tomar algum medicamento ou ter outro tipo de tratamento, e dessa forma você já está sendo acompanhado e diagnosticado por um especialista.

    Mas como você deve evitar ser picado aposte na prevenção, aplicando repelentes eficazes e tendo em casa velas de citronela.

Comentários
blog comments powered by Disqus