» Família » Bem-Estar da Família » Como tratar de picadas de formigas

Como tratar de picadas de formigas

Galeria
Como tratar de picadas de formigas

Uma picada de formiga não é só dolorosa, mas também provoca uma sensação intensa de ardor, como se a pele estivesse a queimar. Isso porque, dependendo da espécie, é injetada uma certa quantidade de veneno no organismo. Pode ser uma condição tratada rapidamente, mas havendo uma reação alérgica, pode até exigir tratamento médico.
Independente do tipo de picada, o indicado é agir rapidamente, pois quanto mais rápido tratar, mais rápido impedirá a evolução dos efeitos.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Fenalerg
  • Pomada anti coceira ou maisena
  • Água preparada com sal
  • Aspirina
  1. 1

    Se por acidente, você pisou em 1 formigueiro, assim que for picado por uma formiga, as demais virão em sequência promovendo um verdadeiro ataque, mesmo que isento de veneno. O mais depressa possível, livre-se da presença delas, e faça a ingestão de um anti histamínico, como o Fenalerg.

  2. 2

    Primando pela rapidez, cubra a área picada com produtos que neutralizem a ação do veneno. Poderá golpear um comprimido de aspirina, misturar com algumas gotas de água, e aplicar no local. Produtos para amaciar carne também são eficazes, assim como álcool puro, se puder suportar o contato com a sua pele

  3. 3

    A mordida normalmente é seguida de prurido, ou coceira, mas não coce. Este tipo de picada tem fama pelas cicatrizes que deixa, portanto evite tocar a ferida. Passe uma pomada anti conceira, ou salpique maisena.

  4. 4

    Em casos de dor, faça uma imersão dos pés em água preparada com sal grosso, que vai amenizar a sensação dolorida. Permaneça com os pés de molho o máximo de tempo que conseguir, lembrando que quanto mais melhor.

  5. 5

    Dependendo da gravidade, a picada pode evoluir para uma ferida aberta. Para evitar, mantenha pele atingida limpa e seca. O controle deste tipo de infecção será mais efetivo se passar a pomada Neosporin – que previne a formação de cicatrizes, ou uma de sua preferência que seja antibiótica. Fazer um suco bem denso com folhas de cebolinha tem o mesmo efeito.

  6. 6

    Entretanto, se houver uma reação mais severa, deverá mesmo buscar atendimento médico. Para identificar se alcançou um estágio grave, observe sintomas como dores no peito, inchaço, sudorese, falta de ar ou náuseas.

Comentários
blog comments powered by Disqus