» Família » Bem-Estar da Família » Como tratar do astigmatismo

Como tratar do astigmatismo

Galeria
Como tratar do astigmatismo

Deficiência visual que faz com que a visão fique distorcida tanto para perto quanto para longe, o astigmatismo é causado pela curvatura defeituosa da córnea (parte transparente e protetora dos olhos, com a função de focar a luz para a retina através da retina) ou do cristalino (lente natural do globo ocular, cuja função é focalizar a visão para longe e para perto), o que faz com que a luz chegue à retina por vários focos em vez de por apenas um. Consequentemente, a imagem é transferida ao cérebro de forma desfocada, distorcida ou deformada. A sensação do astigmata (pessoa que tem astigmatismo) é a de estar vendo através de um vidro ondulado. A córnea para cumprir a sua função tem que ser redonda e lisa, já no caso de astigmatismo ela é ovalada.
O astigmatismo pode ser:
hereditário, quando está relacionado a uma herança genética;
ligeiro, quando se desenvolve ao longo dos anos, provocado pelos milhares de pestanejamentos diários, que podem alterar a curvatura da córnea;
traumático, quando provocado por trauma ocular que comprometa a córnea, como, por exemplo, após cirurgia intraocular;

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    CAUSAS

    A principal causa do astigmatismo é a hereditariedade, quando aparece ao nascimento. Pode, entretanto, ser provocado por trauma ocular e estar relacionado com outras doenças oculares, como ceratocone (doença hereditária que também altera a curvatura da córnea).

  2. 2

    SINTOMAS

    Além da visão distorcida, os sintomas mais comuns provocados pelo astigmatismo são dor de cabeça, ardimento das vistas, lacrimejo e náuseas.

  3. 3

    TRATAMENTO

    O Tratamento para o astigmatismo pode ser feito com o uso de óculos, lentes de contato ou por meio de cirurgia refrativa.

    Uso de óculos: os óculos para astigmatismo possuem lente tórica ou cilíndrica que permitem que os raios concentrem num único foco.

    Lentes de contato: as lentes de contato são adaptadas de acordo com a alteração da curvatura da córnea, tendo, portanto, espessura diferente ao longo da superfície ocular, ou seja, quanto maior for o grau de astigmatismo, maior será a espessura da lente de contato.

    Cirurgia: indicadas para casos mais graves de astigmatismo:

    A Ceratotomia Fotorefrativa (PRK), que consiste na aplicação de laser para remoção de tecido da córnea, para reduzir a sua espessura de 5 a 30 por cento, de acordo com a necessidade de correção da curvatura da córnea.

    A Ceratotomia Astigmática (AK) consiste num procedimento cirúrgico pouco usado depois do advento da Ceratotomia Fotorefrativa. Nessa cirurgia se faz um série de cortes na córnea, servindo-se de um bisturi de diamante, para dar à córnea o formato necessário à correção da visão.

Comentários
blog comments powered by Disqus