» Tecnologia » Software » Como travar células no Excel

Como travar células no Excel

Galeria
Como travar células no Excel

Dentre as potencialidades do Excel, a mais evidente é a possibilidade de utilização de fórmulas que irão apoiar no tratamento da informação introduzida efetuando de forma automática cálculos que de outra forma seriam muito trabalhosos.

Algumas fórmulas do Excel, embora sejam muito úteis, podem ser bastante longas, complicadas e exigem um bom nível de concentração e de plenejamento para tratarem e apresentarem os dados corretos conforme desejado.

Para evitar que acidentalmente sejam deletadas as fórmulas ou mesmo dados importantes, podemos travar células. Dessa forma, não será possivel alterar ou deletar o conteúdo das mesmas protegendo o seu trabalho de acidentes.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Seleccione toda a folha para libertar todas as células (apenas pretendemos travar algumas e não todas as células).
    Para seleccionar a folha completa clique no quadradinho localizado no canto superior esquerdo da folha de cálculo.

  2. 2

    Clique na guia "Base" ou "Início" da faixa de opções e depois em "Formatar" na seção células.
    Irá surgir um submenu com diversas opções de formatação das células seleccionadas.

  3. 3

    Clique em "Proteger células" para que essa opção fique desativada.

  4. 4

    Selecione apenas as células que pretende travar.

  5. 5

    Clique novamente em "Formatar" e depois em "Proteger células", conforme descrito nos passos 2 e 3.

    Desta vez, ao clicar em "Proteger células" está habilitando a proteção das células, mas apenas nas céluldas selecionadas.

    Nesse ponto já demos as instruções ao Excel de quais as células que pretendemos travar e quais queremos editar livremente. No entanto, se fizer a experiência, verá que ainda consegue editar todas as células. Isto acontece devido ao fato de o Excel apenas travar as células se ativarmos a proteção na folha.

  6. 6

    Clique na guia "Rever" ou "Revisão" da faixa de opções do Excel e depois no botão "Proteger folha", localizado na seção "Alterações" da guia de revisão.

    Irá surgir uma nova tela com as opções de proteção da folha e onde irá introduzir a sua senha para libertar as células travadas.

  7. 7

    Certifique-se de que tem o visto em "Proteger a folha de cálculo e conteúdo das células bloqueadas".
    Depois de se certificar de que esta opção está ativa, digite a sua senha.
    Logo abaixo da área para digitar a senha, há um conjunto de autorizações que poderá dar aos utilizadores da folha de cálculo sem acesso a sua senha.

    As autorizações que vem ativas por defeito são "Selecionar células travadas" e "Selecionar células desprotegidas", a seleção por si só é inofensiva, uma vez que não permitirá qualquer alteração ao conteúdo das células protegidas, pelo que poderá deixar estas opções ativas.

  8. 8

    Clique em ok.
    Na nova tela que aparece, digite novamente a sua senha (para confirmação) e clique novamente em ok.

Dicas e AVISOS
  • Não utilize senhas demasiado fáceis de descubrir, mas tenha o cuidado de utilizar senhas de que não se esqueça facilmente.
  • Este artigo foi elaborado para o Excel 2007, em diferentes versões do excel os passos e menus poderão ser ligeiramente diferentes.
Comentários
blog comments powered by Disqus