» Casa » Computadores » Como Travar uma Célular no Excel

Como Travar uma Célular no Excel

Galeria
Como Travar uma Célular no Excel

O pacote de aplicativos desenvolvido pela empresa Microsoft conhecido popularmente como pacote Office dispõe de aplicativos que são utilizados em grande escala por usuários de todas as partes do globo.
Entre estes aplicativos, destaca-se o Excel,
que possui uma vasta gama de fórmulas matemáticas, lógicas e etc.
É possível desenvolver até mesmo pequenas aplicações através de suas funções (fórmulas).
Mas o mais importante de tudo é quando se trabalha em uma empresa e há necessidade de compartilhar uma planilha com um determinado grupo de usuários, é necessário proteger as células que contém as fórmulas, para que um usuário desatento não a apague, comprometendo todo um trabalho.

Instruções
  1. 1

    Como exibe a figura, foi criada uma planilha com um cálculo simples, apenas uma soma de dez valores exibidos na coluna A que se estende de A1 até A10.

    A fórmula será digitada na célula C1 da seguinte maneira: =SOMA(A1:A10). Neste caso protegeremos apenas uma célula, mas nada impede do usuário proteger uma coluna, linha ou até mesmo um grupo de células dentro de uma planilha.



  2. 2

    Percebe-se que o valor da soma da célula C1 é igual a 460, pois bem para protegê-la basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção Formatar células.

  3. 3

    É exibida uma janela com seis guias, neste exemplo utilizaremos a guia Proteção. Clique sobre a guia.

  4. 4

    Na janela seguinte, perceba que existem duas opções Bloqueadas e Ocultas, a segunda opção é utilizada para ocultar as fórmulas utilizadas, a primeira opção é que utilizaremos selecione a opção Bloqueadas e clique em OK.

  5. 5

    Esta é apenas uma parte do processo de bloqueio das células, você apenas ativou a seleção, mas não protegeu o campo totalmente. Para isso, é necessário acessar a guia Revisão ( para o artigo foi utilizada a versão do Excel 2007) e clicar no ícone Proteger Planilha.

  6. 6

    Observe se a opção Proteger a planilha e o conteúdo de células bloqueadas está selecionada.
    Após isso, preencha com uma senha de fácil memorização e de difícil descoberta,
    Marque as duas opções: Selecionar células bloqueadas e Selecionar células desbloqueadas, clique em OK, como exibe na figura nos respectivos números 1,2 e 3.

  7. 7

    Agora faça um teste você mesmo, selecione a célula protegida (C1) e tente alterar o valor. Observe que o Excel emite um aviso de que é necessário retornar a guia Revisão para digitar a senha de acesso para desbloquear o campo.
    Pronto, a sua célula está protegida.

Comentários
blog comments powered by Disqus