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Como treinar a voz

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Como treinar a voz

A voz é uma marca única de cada pessoa, não existe no mundo pessoas com vozes exatamente idênticas, algo as diferencia, seja pelo tom ou pela frequência, se é grave ou agudo. O canto é o primeiro som musical reproduzido pelo homem antes da invenção de instrumentos. Acredita-se que o homem tenha descoberto o canto tentando reproduzir o som dos pássaros.

Por lazer, ou para quem faz o uso da voz assiduamente em seu trabalho, exercícios vocais são essenciais para inibir algumas limitações, melhora a pronúncia e evita engasgos. Na música quando se diz: diminuir o tom, quer dizer para pessoa deixar a voz mais grave, e para aumentar o tom, deixar a voz mais aguda. O treino da voz faz parte da rotina de muitos profissionais que trabalham com ela, tais como locutores, radialistas, cantores, palestrantes, comediantes, apresentadores de TV e etc. Desde pequeno aprendemos a repetir o que nossos pais falam ou o que ouvimos, por isso importância de escutar algo que deseja antes de reproduzi-la foneticamente.

Instruções

Coisas que você precisa

  • - 1 instrumento musical e/ou diapasão
  • - 1 rolha de cortiça
  1. 1

    Aqueça sua voz sem se preocupar com as notas, ex: (ahuummmm, ggrrrrrrruuummm...), Faça isso até sentir o vibrato entre os dentes durante 2 minutos.

  2. 2

    Pegue uma rolha de garrafa e tente cantar com ela entre os dentes. Isso é bom para trabalhar a musculatura das cordas vocais. No começo irá salivar um pouco, mas é normal.

  3. 3

    Sem a rolha e com um instrumento, toque uma nota e tente atingir a mesma sonoridade com a sua voz. Se você tem uma voz mais fina, comece do mais agudo para o mais grave, se tem a voz mais grossa, do mais grave para o mais agudo.

  4. 4

    Treine com a rolha e o Instrumento musical juntos, se tiver um diapasão, tente acompanhar a mesma sonoridade, se perceber que sua voz é mais grossa que o som do diapasão, vá aumentando o tom (tornando-a mais aguda), ou vice-versa, até que fique na mesma ressonância da nota tocada no instrumento.

    Faça os exercícios no mínimo duas vezes por semana, com pausa de um minuto entre as sessões.

Dicas e AVISOS
  • Tome água entre as pausas dos exercícios
  • Trabalhe a respiração mantendo o ar o mais próximo do diafragma, entre o pulmão e a barriga
  • Não encha os pulmões com excesso de ar, respire normalmente
  • Depois dos exercícios, tome 2 colheres de chá de mel, isso ajuda a proteger as cordas vocais de irritações.
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