» Hobby » Animais e Animais Domésticos » Como treinar uma calopsita

Como treinar uma calopsita

Galeria
Como treinar uma calopsita

A calopsita é uma ave típica da Austrália, porém ela foi levada para outras regiões do mundo, onde se reproduziu e se espalhou. Uma das características mais fortes e chamativas deste pássaro é o ''topete'' colorido que ele possui na cabeça, além de comer pouco e ser relativamente fácil de criar.

A exótica calopsita, em um primeiro momento é um animal dócil, porém em algumas situações, ela pode se tornar uma ave agressiva e barulhenta. Quem deseja ter este pássaro em casa, antes de tudo precisa treiná-la e deixá-la completamente adaptada ao ambiente. Confira abaixo como treinar uma calopsita.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Comece sabendo que não existem regras específicas para moldar o comportamento desta ave, tudo vai depender do ambiente em que ela está instalada e do tratamento que recebe das pessoas.

  2. 2

    Um dos ensinamentos que normalmente os donos desejam passar para a ave é o canto. Neste caso, a pessoa precisa levar a calopsita para um lugar calmo, deixá-la à vontade e colocar uma música para tocar até que ela comece reproduzir o som que está ouvindo.

  3. 3

    Não é indicado colocar várias músicas para tocar ao mesmo tempo, pois desta maneira o pássaro irá misturá-las durante o seu canto. Portanto, depois de uma música, deixe alguns minutos de silencio e só depois ponha outra.

  4. 4

    Para ensinar a calopsita a falar uma frase, o dono deverá repetir várias vezes ao dia as palavras ao lado da ave, até que ela assimile e comece a reproduzir o que está sendo dito. Este é um trabalho que deve ser feito com muita paciência.

  5. 5

    Uma das formas de fazer com que este animal aprenda rápido é retirando-a da gaiola, pois dessa forma, o dono pode fazer carinho na ave a cada palavra repetida, o que consequentemente a incentiva a reproduzir os sons.

  6. 6

    Para amansar a calopsita e fazer com que ela pouse sobre o seu ombro, é necessário acostumá-la fora da gaiola. Com um pedaço de madeira, faça um poleiro baixo em sua casa. Sempre que ela estiver neste local sente-se a altura do pássaro e o alimente com petiscos. Faça desta atividade uma rotina até que ela se sinta segura o suficiente para ficar no seu braço.

  7. 7

    Quem deseja ter uma ave dócil em casa precisa criar um relacionamento com ela. Por isso, mantenha o hábito de conversar com o animal. Além disso, evite gritos ou movimentos bruscos que possam assustá-lo.

Dicas e AVISOS
  • Tire a calopsita da gaiola para treiná-la.
  • Inicialmente use uma luva para não receber bicadas da ave.
Comentários
blog comments powered by Disqus