» Saúde » Boa Forma » Como untar uma forma

Como untar uma forma

Galeria
Como untar uma forma

Untar forma para cozinhar pratos é uma das técnicas mais básicas da cozinha. Seja você um cozinheiro frequente, ocasional ou raro, certamente você irá se deparar com a obrigação de usar essa técnica uma hora ou outra. Descubra a razão de se untar uma forma e diversas técnicas utilizadas para o mesmo fim.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Untar forma é algo muito simples e essencial para que o alimento não grude no recipiente. Apesar de ser um procedimento simples, ele deve ser feito com cuidado e todos os recipientes devem ser igualmente untados para que seja evitado que, um bolo, por exemplo, seja parcial ou totalmente grudado na assadeira.

    Entre todas as maneiras difundidas sobre como untar uma forma, com certeza a mais difundida é a que utiliza margarina e farinha de trigo.

    Para fazê-lo, coloque um pouco de margarina dentro do recipiente e o espalhe igualmente por toda a forma com o auxílio de papel toalha. Pincel ou as mãos devidamente higienizadas também podem ser usados. A margarina deve ser espalhada por toda superfície igualmente, tanto em seu fundo quanto nas laterais.

    Após todo o recipiente estar coberto com uma fina camada de margarina, você deve colocar um pouco de farinha de trigo e ir balançando e mexendo o recipiente de forma que a farinha grude por toda a superfície, tanto em seu fundo quanto nas laterais. A farinha de trigo deve ser espalhada igualmente por todo o recipiente.

    Ao final, quando a forma estiver completamente untada, você deve jogar fora a farinha de trigo que sobrou - se houver sobrado - pois ela não precisa ser utilizada.

  2. 2

    Apesar do método com margarina e farinha de trigo ser o mais famoso e utilizado, existem algumas outras técnicas que podem ser escolhidas a partir de sua preferência.

    Se a farinha de trigo estiver em falta em sua casa, ou você preferir não usá-la, ela pode ser substituída por açúcar. Todo o resto do procedimento deve ser feito igual.

    Algumas receitas permitem que o açúcar seja misturado com um pouco de canela, o que dá uma crosta especial à sua receita.

    Além de farinha trigo e açúcar, você também pode utilizar farinha de rosca, aveia ou farelo de trigo, opções mais saudáveis que também dão ao alimento uma textura levemente diferente.



  3. 3

    Quanto a margarina, há quem prefira untar com ela derretida. Ao fim, não há diferença entre sua versão comum ou derretida.

    Mas você pode substituir a margarina por outros ingredientes de sua preferência, como manteiga, óleo ou azeite.

Comentários
blog comments powered by Disqus