» Saúde » Boa Forma » Como usar a chia

Como usar a chia

Galeria
Como usar a chia

A chia é uma semente que possui nutrientes capazes de promover o emagrecimento. Segundo relatos históricos, ela já era usada na civilização Maia com a finalidade de adquirir força.

A semente da chia é oval, pequena, pode ser encontrada nas cores preta, cinza, acastanhada e branca.

Descoberta em terras colombianas e mexicanas, a chia era usada como alimento básico para os indígenas dessa região.

Reza a lenda dessa civilização que ao consumir uma colher dessa semente a pessoa conseguia ficar 24 horas sem comer nenhuma outra coisa, e com energia suficiente para realizar as suas atividades.

Hoje em dia, essa semente vem sendo muito usada por quem pretende emagrecer. Confira abaixo como usar a chia.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Antes de usar a chia, é preciso saber quais são os seus nutrientes e os seus benefícios para o organismo.

    Essa semente tem mais cálcio do que o leite, mais potássio do que a banana, é composta por antioxidantes, ferro, proteína, minerais, fibras e Omega 3.

    Como pode-se notar, a chia é um alimento extremamente completo, pois fornece de uma só vez tudo que o organismo de uma pessoa precisa para trabalhar saudavelmente durante todo o dia.

    Diferente de algumas sementes como a de linhaça, de girassóis ou linatina, ela não tem limitações nutricionais podendo ser consumida de todos os tipos.

    Ao consumir a chia, a vontade de comer outros alimentos é inibida, por isso ela tem se tornado aliada das pessoas que fazem dietas para eliminar os quilos extras.

  2. 2

    A chia também é capaz de eliminar as toxinas do organismo, equilibrar a taxa de açúcar, dar energia, regular o intestino, promover a prevenção de divertículos, diminuir o colesterol e ainda hidratar o corpo absorvendo água em até dez vezes o seu peso.

    Deve ser usada em forma de chá. Compre as suas sementes, coloque água para ferver e em uma xícara e coloque a chia juntamente com a água. Aguarde alguns minutos até que a bebida esfrie.

    Antes de cada refeição a pessoa deve beber um copo de chá de chia, dessa forma, ela vai ter uma sensação de saciedade, portanto, vai comer menos.

  3. 3

    Também é possível consumir a chia misturando-a com iogurte, sucos ou frutas batendo no liquidificador, nesse caso, a bebida pode ser tomada na hora do lanche.

    A semente também pode ser acrescentada em saladas de grãos, cereais ou sopas.

    Outra possibilidade é triturar a semente de chia no liquidificador, transformando-a em uma farinha, que pode ser usada no preparo de pães, bolos e biscoitos.

    Dessa maneira será possível produzir alimentos mais completos, saudáveis e que ainda auxiliam no emagrecimento.

    O ideal é comer pelo menos meia colher de semente de chia por dia para aproveitar todos os benefícios desta semente.

Dicas e AVISOS
  • Misture a chia aos outros alimentos.
  • Para aproveitar os benefícios da chia é preciso consumi-la diariamente.
Comentários
blog comments powered by Disqus