» Dinheiro » Como Usar o FGTS para Comprar a Casa Própria

Como Usar o FGTS para Comprar a Casa Própria

Galeria
Como usar o fgts para comprar a casa propria

O saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço só pode ocorrer em casos especiais, como demissão sem justa causa, doença grave, aposentadoria, falecimento ou para comprar um imóvel.
O dinheiro do FGTS nunca será perdido, enquanto ele estiver depositado na Caixa, ficará rendendo pequenos juros. Se a pessoa resolver comprar uma casa, ela poderá solicitar o saque para usar o dinheiro na compra.
Veja como usar o FGTS para comprar a casa própria:

Dificuldade
Intermediário
Instruções
  1. 1

    Para solicitar o saque do fundo de garantia para adquirir o imóvel, você deve se enquadrar em quatro requisitos.
    O primeiro requisito é ter pelos menos três anos de carteira registrada. Esse tempo não precisa ser continuo. O segundo requisito é não possuir nenhum financiamento no Sistema Financeiro de Habitação.
    O terceiro requisito é não ter nenhuma propriedade residencial em seu nome no município onde deseja comprar a casa.
    O quarto requisito é que você more ou trabalhe no município onde deseja adquirir o imóvel.

  2. 2

    O pedido para o saque do fundo será feito mediante o agente financeiro que você escolher para fazer o financiamento do imóvel.
    Munido dos documentos exigidos, ele fará o pedido para o banco da Caixa. O dinheiro liberado será depositado diretamente na conta do vendedor do imóvel.
    Depois de feito o pedido, o dinheiro demora cerca de 5 dias para ser liberado. Mas levando em conta que o financiamento pode levar mais tempo para ser aprovado, o dinheiro pode ser entregue em até 90 dias.

  3. 3

    O valor a ser sacado do FGTS pode ser especificado pelo titular da conta, pois você não é obrigado a resgatar a totalidade. O dinheiro do fundo de garantia pode ser usado tanto para dar de entrada ao fazer o financiamento, bem como para pagar prestações e amortizar a divida.
    O FGTS só pode ser sacado para a compra de um imóvel que tenha como proprietário o titular da conta, sendo vedado o saque para comprar imóvel para parentes ou qualquer outra pessoa.

Dicas e AVISOS
  • Certidão de nascimento;
  • Comprovante de residência;
  • Veja quais são os documentos que você deve apresentar na hora de solicitar o saque do FGTS:
  • Carteira de trabalho;
  • Certidão de matrícula e cópia do IPTU do imóvel a ser comprado.
  • Carteira de identidade e CPF;
  • Atenção, o saque do FGTS só é liberado para imóveis que forem financiados pelos SFH.
  • Faça um bom planejamento antes de fechar a compra do seu imóvel. Contrate os serviços de um advogado para ajudá-lo com a burocracia.
Comentários
blog comments powered by Disqus