» Saúde » Saúde Mental » Como vencer a depressão

Como vencer a depressão

Galeria
Como vencer a depressão

A depressão atinge mais de 13 milhões de brasileiros, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Diversos sintomas da depressão são confundidos com uma tristeza passageira, o que dificulta o diagnóstico e o tratamento da doença. Entendemos a depressão como um estado de transtorno que afeta o cérebro e o corpo, piorando as ações do dia a dia e criando alterações nos sentimentos das pessoas.

Entre os principais sintomas da depressão estão a perda de energia constante, dificuldades para concentrar-se, alterações no cotidiano e no humor entre outras. É possível perceber também um pessimismo constante, apoiado em um conformismo sobre seus atos, sempre pelo olhar mais negativo, As causas da depressão ainda não são claras, diversos motivos podem levar à doença, como gravidez, perder o emprego, morte de pessoa próxima, entre outros.

Instruções
  1. 1

    É fundamental o acompanhamento médico para casos de depressão. Com o auxilio de um profissional da área, será possível identificar qual é a situação e o melhor procedimento a se tomar. O tratamento será baseado na avaliação médica e terá que ser respeitado para que a doença seja sanada. É essencial que os medicamentos sejam tomados, tal qual qualquer outra atividade receitada pelo médico.

  2. 2

    Junto com o tratamento médico, existem coisas pequenas que podem intensificar os resultados e auxiliar a melhora. Uma das situações mais difíceis da depressão é o sentimento de estar sozinho, por isso o apoio dos familiares é fundamental. Reunir-se com amigos ou familiares, apenas para conversar, é um bom exercício para ajudar a sentir-se melhor. Outro passo que poderá ajudar é criar novas amizades. Comece a frequentar clubes, praças ou espaços de solidariedade, como asilos ou creche. Aproveite seus momentos para conversar com outras pessoas e conhecer novos amigos.

  3. 3

    Intensificar os seus interesses ou criar novos é uma das melhores formas de como vencer a depressão. Verifique suas coleções antigas, ou quem sabe, crie novas. Também é um bom momento para que você entre em aulas que você sempre desejou. Alie os momentos de aula com a chance de conhecer novas pessoas, como por exemplo, em aulas de danças ou de música. Frequente bibliotecas e museus ou estádios de futebol. Faça coisas que você gosta, pois isso será uma atividade excelente para derrotar a depressão.

  4. 4

    Cuide mais do seu corpo, pois isso ajuda muito na hora de sentir-se bem consigo mesmo. Coma melhor, dê preferência para frutas, legumes e verduras. Evite comer comidas gordurosas ou doces. Fuja também de produtos industrializados e pesados, principalmente de noite. Evitar cigarros e bebidas alcoólicas também ajuda bastante no combate à depressão.

    Faça mais exercícios, yoga ou até mesmo um esporte. Também é uma boa ideia regular as horas de sono, dar preferência a uma rotina e uma vida organizada. Outra dica interessante é cuidar do ambiente em que você vive. Limpe e arrume sua casa, deixando-a sempre agradável e cheirosa. Essas pequenas dicas ajudam bastante no tratamento da depressão.

Comentários
blog comments powered by Disqus