» Tecnologia » Internet » Como verificar a velocidade da internet

Como verificar a velocidade da internet

Galeria
Como verificar a velocidade da internet

Com os constantes avanços na tecnologia de transmissão de dados, as prestadoras de serviços de internet banda larga vêm oferecendo velocidades de conexão cada vez maiores a seus clientes. Porém conforme resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), as prestadoras são obrigadas a garantir uma velocidade de download de no mínimo 10% da velocidade contratada, ou seja, caso você contrate uma velocidade de cinco megabytes, irá realizar downloads com uma taxa de transferência de no máximo 500 kbps.

Quando o assunto é a velocidade de upload o problema é maior ainda, pois as prestadoras garantem uma velocidade de upload referente a 10% da velocidade de download, ou seja, caso você possua o mesmo pacote de cinco megabytes, irá realizar uploads a uma velocidade de 50 kbps.

Tudo isso faz com que os usuários acabem saindo no prejuízo, pois mesmo se adquirirem um pacote com velocidades extremamente altas, no Brasil só receberão 10% da velocidade contratada. Por esse motivo é importante verificar sempre a velocidade de sua conexão com a internet, para isso você poderá contar com os velocímetros que existem na internet.
Ao realizar testes com os velocímetros é possível saber a velocidade exata de sua conexão em um determinado instante. Nos passos abaixo você encontrará duas opções de velocímetros em que você poderá testar a velocidade de sua conexão.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Primeiramente, feche todos os aplicativos e/ou outros programas que utilizem a conexão com a internet antes de realizar o teste. Caso exista alguma transferência de dados em andamento em seu computador, o resultado do teste poderá ser afetado. Portanto garanta que não haja nenhum programa utilizando a sua conexão antes de realizar esses testes.

  2. 2

    O primeiro velocímetro em que você poderá testar a velocidade de sua conexão se encontra no site do Baixaki. Você poderá acessá-lo através do link: http://www.baixaki.com.br/teste-de-velocidade/. Para realizar o teste de velocidade, clique no botão “Iniciar teste” e acompanhe o andamento do processo por meio do velocímetro que é mostrado em sua tela. Ao final do teste, serão exibidas a sua velocidade de download a esquerda do aplicativo e a sua velocidade de upload à direita. Logo abaixo, será exibido um resumo, com informações mais detalhadas sobre a taxa de transferência que foi alcançada durante o teste. Caso ainda esteja em dúvida, clique no botão “Refazer teste” para repeti-lo.

  3. 3

    O segundo velocímetro onde você poderá realizar o teste de velocidade se encontra no site da Intel e poderá ser acessado através do link: http://www.intel.com.br/content/www/br/pt/gamers/broadband-speed-test.html. Este velocímetro é mais simples e irá informar apenas a velocidade máxima que sua conexão alcançou durante o teste. Ao acessá-lo, clique no botão “Iniciar” para que seja dado início ao teste. Ao final, será exibida a sua velocidade de conexão total. Caso queira repetir o teste, clique em “Iniciar” novamente.

Dicas e AVISOS
  • Caso sua conexão não esteja alcançando o resultado apropriado, entre em contato com a sua prestadora de serviços para informar o problema.
  • Por mais confiáveis que sejam, os velocímetros estão sujeitos a erros. Portanto, antes de chamar um suporte técnico junto a sua prestadora, repita o teste algumas vezes. Se mesmo assim a velocidade continuar inferior a contratada, entre em contato com os responsáveis por sua conexão.
Comentários
blog comments powered by Disqus