» Saúde » Corpo e Saúde » Como verificar pressão arterial

Como verificar pressão arterial

Galeria
Como verificar pressão arterial

As doenças cardiovasculares constituem uma das maiores preocupações da atualidade. São diversos os comportamentos incorretos inerentes a um estilo de vida sedentário que provocam perturbações ao nível do aparelho cardiovascular. Um dos problemas que pode afetar este sistema é a pressão arterial incorreta. Se por um lado a pressão arterial baixa pode ser resolvida em alguns casos com o consumo de alguns estimulantes, como a cafeína, o caso da pressão arterial alta apresenta na maioria dos casos um tratamento mais complicado, visto que as causas podem ser crônicas.
A pressão arterial, também conhecida por tensão arterial não é mais que a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias. Esta pressão é ligeiramente superior à pressão atmosférica, garantindo assim que os vasos sanguíneos se mantenham inflados.

Tendo em conta que valores de pressão arterial fora dos padrões normais podem apontar para problemas de saúde mais graves, é aconselhável o controlo freqüente dos seus valores como medida de prevenção.

O método para a medição da pressão arterial é geralmente realizado por médicos e a análise dos valores obtidos deve ser feita com conhecimentos que apenas os médicos possuem, por isso não é realizar o teste em casa, no entanto é possível faze-lo visto que apenas requere algum material específico.

Os passos para medir a pressão arterial são os seguintes:

Instruções

Coisas que você precisa

  • Esfigmomanómetro
  1. 1

    Repousar por um período de 5 minutos e evitar fazer esforços físicos no período de 90 minutos imediatamente antes de fazer a medição.
    Não deve beber bebidas alcoólicas nem café. Deve ainda evitar o consumo de qualquer tipo de droga e ainda de tabaco meia hora antes de realizar o teste.
    Não deve realizar o teste com a bexiga cheia.
    A posição também é importante, por isso deve sentar-se de forma relaxada, com os dois pés bem assentes no chão

  2. 2

    De seguida remova a roupa do braço onde vai realizar a prova e mantenha-o mais ou menos à altura do coração.

  3. 3

    De seguida coloque o manguito do esfigmomanómetro no braço com a campânula de auscultação encostada à zona das artérias.

  4. 4

    Infle o manguito até a pressão ultrapassar os 20 ou 30 mmHg de seguida deixe sair o ar lentamente a uma velocidade de cerca de 2 a 3 mmHg por segundo.

  5. 5

    Enquanto deixa sair o ar deve registrar os valores da pressão sistólica, que corresponde ao primeiro som, e a pressão diastólica, momento em que os sons deixam de se ouvir.

  6. 6

    Voltar a inflar mais um pouco para repetir a auscultação do desaparecimento dos sons.
    Se necessitar de repetir o teste espere cerca de 5 minutos até ao novo teste.

Comentários
blog comments powered by Disqus