» Tecnologia » Software » Como zipar fotos

Como zipar fotos

Galeria
Como zipar fotos

Muitas vezes queremos fotografias com boa qualidade, mas isso traz-nos um grande problema. Quanto mais qualidade uma fotografia tiver, maior vai ser o seu tamanho, e muitas vezes estamos limitados quanto ao tamanho que uma pasta com fotos deve ter. Zipar é a forma mais fácil de compactar as fotografias sem que elas percam qualidade, chama-se a isso uma compressão sem perdas. Existem duas possibilidades de compactar uma pasta com fotografias dependendo do que a pessoa queira.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • WinRAR
  1. 1

    Se apenas quisermos compactar várias fotografias, apenas para esta pasta ocupar menos espaço em disco, basta ter instalado um dos vários programas – WinRAR, 7Zip, IZArc, TUGZip, ZipGenius, sendo os mais usados os dois primeiros apresentados (WinRAR e 7Zip). Além destes há outros que podem ser encontrados no seguinte website: http://www.baixaki.com.br/categorias/110-compactadores.htm. Para facilitar a explicação neste tutorial irá ser explicado o processo a realizar no programa WinRAR, apesar de nos outros o método de realização ser muito parecido.
    Após termos este programa instalado facilmente conseguimos compactar uma pasta com fotografias ou arquivos. Para isso temos que estar na localização onde a pasta se encontra, e com o botão do rato do lado direito clicar.
    Irão aparecer várias opções, dependendo do tipo de programa que foi instalado anteriormente. Normalmente aparece a opção “Add to archive” quando o programa foi instalado em inglês ou “Adicionar para arquivo”. Isso vai abrir uma janela onde se pode alterar o nome da pasta zipada, bem como a sua localização. Ou escolher a outra opção “add to ” / “Adicionar para ” que cria automaticamente a pasta zipada com o mesmo nome que a original, na mesma localização.

  2. 2

    Noutros casos é normal as pessoas quererem que a pasta tenha um tamanho em específico, para, por exemplo, enviarem via email. Neste caso se mesmo ao zipar a pasta o tamanho exceder o pretendido, podemos dividir os diferentes ficheiros por várias pastas zipadas. Isso é possível fazendo “Add to archive” e definir quantos bytes queremos que a pasta zipada tenha no máximo e o programa automaticamente faz essa divisão.
    Por exemplo, se quisermos que a pasta tenha apenas 1MB, teremos que por em bytes, que será 1 048 576 bytes.

  3. 3

    Em vez de ziparmos uma pasta com fotografias, podemos directamente zipar a fotografia, tal como explicado anteriormente, desta forma irá criar uma pasta zipada apenas com a fotografia pretendida.
    Desta forma é possível obter fotografias ou arquivos com boa qualidade e um tamanho grande num formato mais reduzido.

Comentários
blog comments powered by Disqus