» Dinheiro » Carreiras » Comportamento organizacional: confira dicas

Comportamento organizacional: confira dicas

Galeria
Comportamento organizacional: confira dicas

Para o bom funcionamento de uma empresa é necessário que o estudo do comportamento organizacional esteja presente, uma vez que ele visa entender quais são os possíveis impactos que podem ser causados por um individuo.

Ao entender como é o comportamento organizacional o funcionário será capaz de compreender como se dá o desenvolvimento de uma empresa, assim como buscar soluções que sejam assertivas na retenção de bons funcionários, na manutenção da harmonia no ambiente de trabalho e até mesmo na redução do TO – Turnover (desligamentos).

Enquanto gestão de pessoas, o estudo do comportamento organizacional deverá trabalhar sempre com a prevenção, evitando problemas futuros que possam desestabilizar a empresa.

Leia nos passos abaixo algumas dicas que se referem ao comportamento organizacional.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para se trabalhar bem o comportamento é necessário que o estudo seja dividido em dois níveis, sendo eles o nível individual e o nível grupal. Como o próprio nome já diz, o primeiro será trabalhado individualmente, enquanto o segundo nível deverá ser trabalhado com o coletivo da empresa.

  2. 2

    No nível individual para que o trabalho organizacional seja bem realizado, é necessário que se entenda quais sãos as expectativas e habilidades que cada um dos indivíduos possuem e podem agregar para o bom funcionamento da empresa. A competência de cada um também é extremamente importante, uma vez que a realização do trabalho será realizada através dela.

  3. 3

    Já no nível grupal o estudo deve ser sempre voltado para o desenvolvimento dos grupos assim como a formação das equipes para trabalhar com uma determinada tarefa. Verificar como é a comunicação entre os indivíduos de um determinado grupo também é muito importante. Não se deve deixar de analisar também a função do líder, que além de mediador, deve ser um parceiro dos demais.

  4. 4

    Para que a sua organização seja aprimorada é necessário que um profissional que conheça sobre o comportamento organizacional esteja a frente dando direcionamento para os demais. O mapeamento da empresa e dos profissionais que ali estão são essenciais para que as funções e necessidades sejam destacadas.

  5. 5

    Além do grupo e do individuo a estrutura da empresa deve ser bem trabalhada. Conhecer o espaço da empresa é muito importante uma vez que as decisões serão tomadas a partir das políticas já existentes. É importante entender que uma organização precisa de pessoas para poder caminhar e ser uma empresa rentável. Por esse motivo é necessário que todos sigam a mesma linha de raciocínio visando sempre a garantia do alcance dos objetivos.

Comentários
blog comments powered by Disqus