» Casa » Jardinagem » Compostagem como fazer: saiba mais

Compostagem como fazer: saiba mais

Galeria
Compostagem como fazer: saiba mais

A compostagem é uma excelente amiga do agricultor. E um processo biológico e totalmente natural, em que microorganismos transformam matéria orgânica, como por exemplo estrume ou restos de comida, em composto, que é um material em tudo parecido com o solo e com as mesmas propriedades. O composto pode depois ser usado para plantar as suas sementes, em casa ou na horta.

Aprenda como fazer a compostagem de forma fácil e eficaz.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O primeiro passo para começar a fazer compostagem, é arranjar um compostor. Pode construir o seu ou arranjar uma caixa, com as dimensões indicadas.

    Depois deve garantir que o fundo permite uma boa drenagem. Para isso, coloque uma primeira camada de palha ou de ramos. A seguir coloque uma camada com restos de comida ou estrume. Corte os pedaços de comida para que se degradem mais depressa. Misture com alguns pedaços de jardim para evitar cheiros e moscas, por exemplo. Depois alterne várias camadas assim: uma de resíduos orgânicos e outra de detritos verdes ou castanhos.

    Deixe assim durante algumas semanas, revirando regularmente, e o seu composto estará pronto a aplicar no solo, para plantar as suas sementes. Boa sorte!

  2. 2

    Existem algumas dicas que são muito importantes para o uso correto e eficaz do composto. A primera tem a ver com a escolha do local onde vai fazer a compostagem. No verão deve faze-la à sombra e no inverno ao sol.

    A segunda dica tem a ver com o fundo. Ao prepara-lo deve garantir uma boa drenagem.

    Outra dica fundamental é certificar-se que faz uma boa mistura, com produtos verdes e castanhos.

    Depois, não se esqueça de ir revirando a compostagem, especialmente quando já estiver compatado. Faze-lo regularmente é muito importante. Se por outro lado não tiver pressa, pode optar por uma compostagem passiva, que será um processo muito mais lento.

    Por fim, o composto deve estar sempre úmido durante o processo, por isso regue-o se for necessário. A umidade indicada para o processo deve variar entre os 40 e os 60 graus, mais ou menos.

  3. 3

    A compostagem traz várias vantagens ao agricultor. A maior de todas é que funciona como adubo, melhorando a fertilidade do solo. Além disso, ajuda a reter a água no solo, elimina certos organismos que podem causar doenças às sementes e às plantas, reduz o recurso a pesticidas e outros produtos tóxicos, além de estar a contribuir para um desenvolvimento mais sustentável e com menos poluição.

Comentários
blog comments powered by Disqus