» Casa » Casa e Jardim » Compostagem orgânica: saiba mais

Compostagem orgânica: saiba mais

Galeria
Compostagem orgânica: saiba mais

Para dar um único destino a resíduos orgânicos, é realizado um processo de reciclagem para evitar o acúmulo desses resíduos em aterro. Esse processo é chamado de compostagem orgânica. Resíduos geralmente constitui-se de restos de alimentos de cozinha e resíduos de jardim.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A compostagem orgânica tem um papel fundamental na ajuda do meio ambiente e também contribui para a saúde das pessoas. Frequentemente descarta-se lixos orgânicos em lugares não apropriados. Acumular esses tipos de resíduos em ambientes abertos contribui para a formação de vermes, fungos e bactérias que proliferam doenças. O objetivo principal da compostagem orgânica, além de contribuir para um ambiente favorável é a menor produção de lixo orgânico. Um benefício relevante gerado através da compostagem é o composto, o qual pode ser utilizado como fertilizante natural.

    Para que haja o processo de compostagem orgânica, são usados vários tipos de materiais, entre eles a serragem, turfa, resíduos de cervejaria, feno, lixo doméstico, cinzas, resíduos de couro, jornais e muitos outros. Outro grande benefício do composto é fornecer um solo saudável. Ao combinar-se com a argila, limo e areia, forma-se grânulos que retém água melhorando a aeração. Outro benefício é aumentar a quantidade de micro-organismos desejáveis como as minhocas e proteger as plantas de doenças.

    Para que seja proporcionado ao composto boas condições para desenvolver-se e reproduzir, é necessário que seja preparado de forma correta. Ou seja, todo o composto deve conter condições corretas de resíduos orgânicos, oxigênio e umidade.

  2. 2

    Um gás extremamente danoso para a camada de ozônio é o gás metano, o qual é mais de duas dezenas de vezes mais prejudicial do que o CO2. O gás metano é gerado através do lixo orgânico, que é gerado através do apodrecimento de resíduos que se alojam dentro de cascas, restos de frutas e verduras, sacos de plástico, cascas e outros. Para evitar a dispersão, ele é transformado em adubo natural usado em hortas e jardins.

  3. 3

    A compostagem orgânica também deve ser incentivada e promovida entre as crianças de forma que a separação do lixo seja contínua, e ajudando também, a diminuição de lixões e aterros sanitários.

    Além de todos os benefícios que a compostagem traz principalmente para o ambiente, há também a vantagem de ser uma tarefa interessante e fácil de fazer. Outra vantagem para as crianças em saber mais sobre a compostagem orgânica é o fator de aprendizagem que poderão adquirir ao conhecer mais sobre a natureza e diversos tipos de animais como os besouros, pequenas aranhas, ácaros e muitos outros.

Comentários
blog comments powered by Disqus