» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Concurso Correios

Concurso Correios

Galeria
Concurso Correios

Uma das empresas públicas que tem suas vagas em concurso público bastante concorridas, é a empresa brasileira de correios e telégrafos. Normalmente, os correios, abrem concurso a cada dois anos, pois a validade de cada seleção correspondem também a dois anos. A maioria das vagas são para carteiros e atendentes, no entanto, também é possível abrir algumas poucas vagas para operador de triagem e transbordo. Sem dúvida nenhuma, nos grandes centros, as vagas de carteiro respondem por aproximadamente 60% de toda o quadro de funcionário da autarquia. Para cargos de chefia, como supervisão e gerência, a seleção é feita através de teste seletivo interno.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para participar da prova do concurso do correio, o candidato deverá ter ao menos 18 anos e o ensino médio completo. As provas, normalmente são compostas por conhecimentos nas áreas de matemática, mais precisamente de raciocínio lógico, português gramatical e informática básica. A cada ano e escolhida uma empresa para a aplicação das provas. Assim que, através de sites especializados em concursos, pode-se encontrar a banca organizadora e saber detalhes sobre inscrição e locais de provas.
    Os aprovados em concurso do correio passam a fazer parte do cadastro de reserva da empresa. Ou seja, essas vagas ainda não estão abertas, mas com grandes possibilidades de se confirmarem na sequência.

  2. 2

    Se o candidato for classificado gerará uma expectativa de ser chamado para assumir a vaga na empresa. Assim sendo ainda passará por outras avaliações, as quais são, avaliação física para carteiro e avaliação médica para todos os cargos. Para o cargo de carteiro, é necessário a avaliação física, pois trabalhará na rua e utilizará muito do condicionamento. Aprovado nessa etapa estará apto para ser convocado.

  3. 3

    Como em qualquer outra empresa que é regida pela CLT, lembrando que funcionário da ECT, fazem parte do PIS, nos correios, o funcionário passará por três meses de experiência. Acaso seja aprovado fará parte do quadro de funcionários por tempo indeterminado.

Dicas e AVISOS
  • Em 2012 os correios convocaram mais de 19 mil candidatos aprovados no último concurso para vários cargos. A tendência é que aproximadamente dez mil vagas sejam abertas em 2013.
  • Essas vagas previstas para 2013 deverão ter candidatos aprovados no concurso de 2011 e outros que serão aprovados em concurso previsto para o inicio de 2013. Para o novo concurso devem ser destinadas mais de seis mil vagas, sendo que a maioria deverá ser para localidades onde não existia cadastro de reserva no último concurso.
Comentários
blog comments powered by Disqus