» Dinheiro » Carreiras » Construção civil: conheça a carreira

Construção civil: conheça a carreira

Galeria
Construção civil: conheça a carreira

A profissão de construção civil tem esse nome devido a profissão, no passado, ser classificada apenas em duas classes, sendo elas a classe civil e a classe militar.

A diferença entre civil e militar é que aqueles que trabalhavam para a Engenharia Militar somente poderiam ser militares, enquanto para ter acesso a Engenharia Civil qualquer cidadão poderia fazer parte.

Antigamente a Engenharia Civil englobava todas as áreas de engenharia para os cidadãos. Hoje ela é dividida entre as demais engenharias como por exemplo a elétrica, a química e a naval, entre outras.

Veja nos passos abaixo quais as características da carreira de construção civil e verifique se o seu perfil é compatível com essa área que tem ganhado espaço no mercado a cada dia.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Hoje a Engenharia Civil trata diretamente de tudo que diz respeito as construções. Construir casas, pontes e muitos outros empreendimentos é sempre realizado por um Engenheiro Civil, que poderá dar ou não a liberação para que a obra continue. Vale ressaltar que além desses profissionais muitos outros estarão envolvidos uma vez que a engenharia foi ramificada em áreas específicas.

  2. 2

    O profissional da construção civil estará totalmente capacitado a acompanhar todo o andamento de uma obra, seja ela iniciada ou uma obra para reforma de algum local. Para que o profissional possa exercer corretamente a sua profissão o mesmo será acompanhado diretamente pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, o CREAA.

  3. 3

    Esse conselho é o responsável pela fiscalização de todas as obras que são realizadas e que possuem um Engenheiro Civil a sua frente. Toda obra antes de ser iniciada deverá também ser aprovada por todos os órgãos municipais que sejam responsáveis. Além disso toda a execução será 100% acompanhada por algum engenheiro que tenha o seu registro no CREAA – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

  4. 4

    O curso de Construção Civil forma o profissional visando sempre a sua autonomia para que a sua função seja executada de acordo com as melhorias encontradas em todas as áreas e principalmente com o aumento da tecnologia que vem acontecendo a cada dia. A área da construção civil é muito ampla e não compete apenas aos engenheiros.

  5. 5

    Cargos como pedreiro, pintor, mestre de obra e muitos outros são abertos diariamente para que as obras sejam concluídas dentro do prazo estipulado. Os profissionais que possuem formação em um curso técnico podem atuar diretamente nas áreas que envolvam a gestão e o planejamento da obra, enquanto os demais farão parte da equipe de execução.

Comentários
blog comments powered by Disqus