» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Consulta antecedentes criminais: como fazer

Consulta antecedentes criminais: como fazer

Galeria
Consulta antecedentes criminais: como fazer

A consulta de antecedentes criminais é solicitada em diversas empresas, na hora de contratação de funcionários, tanto do setor público, como na iniciativa privada. O objetivo deste pedido é para verificar se o cidadão possui pendências na Justiça de ordem criminal.

Este documento é muito utilizado principalmente em órgãos de trabalham na área de segurança, pois se contratar uma pessoa com pendências judiciais, pode interferir na qualidade de serviço da empresa de segurança. A consulta deste tipo de situação não detalha a ficha criminal da pessoa, somente dá uma resposta positiva ou negativa em relação as pendências na área criminal.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • RG
  1. 1

    Há duas formas de se fazer este tipo de consulta: pela internet e de forma presencial.

    Presencial: basta comparecer a qualquer delegacia ou fórum, no caso do Estado de São Paulo, há a alternativa de comparecer no PoupaTempo ou nos Postos do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), que pertence a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e fornecer seu RG.

    Esta recomendação é válida principalmente nos seguintes casos:

    Para as pessoas que emitiram o RG em outro Estado;

    Ou para as pessoas que tentaram emitir o atestado pela internet, mas que por algum motivo, o documento não foi emitido.

    Para emissão do atestado de antecedentes criminais,o RG deve possuir o dígito de controle, que é aquele número que aparece depois do número do RG, caso contrário, é necessário tirar a segunda via da carteira de identidade.

  2. 2

    Internet: Com o uso da tecnologia, o setor público fornece vários tipos de serviços à população, o que traz muitas vantagens, como economia de tempo e dinheiro para o cidadão, e tira um pouco aquela má impressão de burocracia para acesso a documentos. Para emissão do atestado de antecedentes criminais, siga estes passos:

    Acesse o site da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

    Outro site que fornece o mesmo serviço é o da Polícia Federal.

    Forneça os seus dados Pessoais na tela que vai aparecer, o único documento que vai ser necessário é a carteira de identidade (no site da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Estado de São Paulo);

    No caso do site da Polícia Federal, são necessários os seguintes documentos: RG, CPF e se possuir, o passaporte;
    Clique em Pesquisar; Se aparecer o documento, basta imprimir;

    Caso contrário, imprima o documento que aparecerá a causa que não foi possível a consulta no momento e compareça no Posto de identificação da Polícia Civil, da Polícia Federal ou nos Postos do PoupaTempo, para a emissão deste documento.

  3. 3

    Há várias formas de obter este tipo de documento, de forma presencial ou pela internet, basta escolher a melhor opção e emitir este documento, que costuma ser pedido tanto em órgãos públicos tanto em empresas da iniciativa privada. Este documento possui validade de 90 dias e tanto pela internet, como presencialmente, o documento sai na hora e é gratuito.

Comentários
blog comments powered by Disqus