» Dinheiro » Finanças Pessoais » Consulta aposentadoria

Consulta aposentadoria

Galeria
Consulta aposentadoria

A aposentadoria é um benefício oferecido aos empregados, pela Previdência Social. O pagamento é realizado através do INSS, o qual intermedia todas as transações. São diversas as modalidades de aposentadoria: aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por idade e aposentadoria por invalidez.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Os requisitos para solicitar a aposentadoria, nas diversas situações, são os seguintes: homens maiores de 65 anos e mulheres maiores de 55 anos (aposentadoria por idade); empregados afastados por doença ou acidente (aposentadoria por invalidez); empregados que mantiveram-se em condições empregatícias de periculosidade ou comprometimento da integridade física (aposentadoria especial)

  2. 2

    Visando facilitar o recebimento do benefício, o Governo Federal criou o Dataprev, sistema de dados da Previdência Social. Nele, é possível consultar o andamento da solicitação do benefício, bem como a liberação de pagamentos.Para consultar o andamento da solicitação da aposentadoria, acesse o sistema de dados, através do endereço do Dataprev. Para ter acesso às informações, insira o número do benefício (somente números, sem traços ou barras), a data de nascimento do beneficiário, bem como o nome completo e CPF. Confirme a solicitação digitando os caracteres de segurança e clique em ‘’Consultar”.

  3. 3

    Quem deseja consultar a liberação e extratos de pagamento, deve acessar o Dataprev através do endereço Dataprev - Extratos, informando os seguintes dados: número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário e CPF.

  4. 4

    A consulta da aposentadoria pode ser realizada também pelo telefone, através da Central da Previdência Social, no número 135. Os beneficiários que não possuírem nenhum dos meios de comunicação citados (internet e telefone), devem realizar a consulta pessoalmente, em um dos postos do INSS distribuídos pelo país, cujos endereços podem ser consultados no site da Previdência Social.

  5. 5

    Todas as informações sobre aposentadorias, a respeito de pagamentos ou cadastros, são confidenciais e devem ser acessadas pelos próprios beneficiários. Terceiros não estão autorizados a realizar consultas, salvo casos especiais, previamente tratados e autorizados pela Previdência Social.Caso o beneficiário sinta dificuldades em realizar a consulta da aposentadoria via internet (dados inválidos ou sistema fora de funcionamento, por exemplo), é necessário entrar em contato com a ouvidoria da Previdência Social, pelo número de telefone 135. Com os dados do beneficiário (RG, CPF e número do benefício) os atendentes informarão quais serão os procedimentos necessários para realizar, com sucesso, a consulta à aposentadoria.

  6. 6

    Agilizar os pagamentos dos benefícios é o principal intuito das consultas oferecidas pelo Dataprev. Além de evitar filas, o beneficiário saberá exatamente quando irá receber os seus pagamentos, podendo se programar de forma organizada e pontual!

Comentários
blog comments powered by Disqus