» Dinheiro » Finanças Pessoais » Consulta aposentadoria INSS

Consulta aposentadoria INSS

Galeria
Consulta aposentadoria INSS

O INSS é uma entidade federal criada pelo governo para servir de garantia não só para o trabalhador, mas para toda a família do mesmo, pois quem está no quadro de contribuinte adquire direito aos benefícios desse sistema que são os mais variados possíveis.

Entre os benefícios do instituto nacional da seguridade social (INSS) está a aposentadoria, a qual pode ser por tempo de serviço, por tempo de contribuição ou por invalidez.

No caso da terceira não há como prever, pois é decorrente de uma sequela em um acidente de trabalho que impede que o trabalhador volte ao seu oficio, sendo então um auxílio-doença acidentário que se transforma em aposentadoria, mas nos outros dois casos há como consultar a situação do trabalhador.

Realizando esta consulta a pessoa passa a ter uma noção mais precisa de quanto tempo falta para a aposentadoria, quanto tempo possui de serviço, quanto tempo já contribuiu e todos os outros dados que se deseje saber sobre a sua situação em relação ao processo de aposentadoria.

O interessante é que para essa consulta não existe a necessidade de ir até uma agência, pois tudo pode ser feito pela internet.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O contribuinte não precisa ir até uma agência para poder fazer esta consulta, mas no site é necessário que o mesmo apresente uma senha, no entanto, por questões de segurança, esta só pode ser obtida pela agência, então é preciso que o contribuinte vá até uma agência do INSS para cadastrar esta senha.

  2. 2

    Para que a senha seja cadastrada não é necessário que se leve nenhum documento além dos básicos, são eles a identidade original, o CPF, a carteira de trabalho ou o cartão cidadão e, em algumas agências, é pedido um comprovante de residência.

  3. 3

    Agora que a senha já está em mãos e o contribuinte já possui tudo o que é exigido, está tudo pronto para poder acessar o site da previdência social. É importante nunca informar os dados em outro site que prometa fazer a consulta, apenas o oficial do INSS.

  4. 4

    O site do INSS oferece uma infinidade de serviços. Tudo o que diz respeito ao sistema de seguridade social se encontra ali, então o usuário deve selecionar a aba que diz respeito ao simulador.

  5. 5

    A consulta é feita através deste simulador, basta que o contribuinte informe seus dados de maneira correta e confirme com a senha obtida na agência do INSS, assim aparecerá uma simulação de aposentadoria, para o caso de aposentadoria por tempo de contribuição ou o tempo pendente para a aposentadoria por idade.

Dicas e AVISOS
  • Este site é muito lento, pois há muita informação, muitos usuários e uma estrutura precária.
Comentários
blog comments powered by Disqus