» Hobby » Carros » Consulta gravame

Consulta gravame

Galeria
Consulta gravame

O sistema de regularizar automóveis no Brasil é complexo e ainda assim há aqueles que burlam o sistema sem muita dificuldade.

Todo ano, você tem que pagar o IPVA do seu carro, fazer vistoria e para a vistoria existe uma serie extensa de exigências que devem ser cumpridas pelo proprietário do veiculo impreterivelmente, pois o carro não vistoriado enfrenta muitos problemas graves.

Existe ainda o RENAVAM, que não é um imposto e sim um documento, funciona como a identidade do carro ao qual se quer identificar. Ele é ainda mais importante do que a placa do veiculo ou mesmo seu chassi.

Ainda há um outro detalhe, chamado de Gravame. O que gera duvida em muita gente, é que elas não sabem se o carro possui gravame e também não sabem como verificar se estão ou não com gravame no seu veiculo. Para fazer isso não tem muito mistério, basta que a pessoa siga a alguns pequenos passos conforme for descrito abaixo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Em primeiro lugar, o Gravame é um imposto pesado que cai sobre um veiculo em algumas ocasiões especificas, por exemplo, quando o carro é comprado a leasing ou financiado, a financeira que disponibiliza o dinheiro pode inserir o Gravame no carro. Se você tem essa dúvida, vamos checar como está sua situação.

  2. 2

    Isso é feito através de um site na internet, mas este site varia de acordo com o seu estado. Vamos pegar como exemplo o site do estado de Alagoas, mas não se preocupe, todos eles têm um padrão de funcionamento e basta fazer o mesmo procedimento se for de outro estado, só vai mudar o site.

  3. 3

    Vá até o site e selecione a opção Serviços. Ela fica ao lado direito do site e seu símbolo é uma engrenagem. Clique lá e espere abrir uma nova janela.

  4. 4

    Escolha a opção que diz a respeito de consulta de Gravame. Não há dificuldade até aqui. No momento em que você escolher, uma nova janela se abrirá. É agora que a consulta será feita.

  5. 5

    Para que a consulta seja realmente feita até o final, vá até os campos que devem ser preenchidos e pegue o documento do RENAVAM, que deve estar sempre em suas mãos quando você for tratar de negócios referentes ao seu veiculo e qualquer outra coisa relacionada ao mesmo assunto.

  6. 6

    Digite o número do RENAVAM e depois o número que aparece no Chassi do carro, e por ultimo é hora de você digitar a palavra de confirmação e dar ok. Seu resultado enfim aparecerá na sua tela.

Dicas e AVISOS
  • Mesmo que você não tenha o documento do RENAVAM, anote0o em algum lugar seguro para o caso de você vir a perder o mesmo.
Comentários
blog comments powered by Disqus