» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Consulta NFe MG

Consulta NFe MG

Galeria
Consulta NFe MG

O estado de Minas Gerais desenvolveu e implantou o programa da nota fiscal eletrônica para se adequar à normatização federal acerca da substituição da nota convencional em papel pelo documento eletrônico. Esta iniciativa tem foco principal na redução da sonegação de impostos no estado, e para tanto estimula os consumidores a exigirem a nota fiscal no ato da compra de serviços, que vão desde estacionamento e hotéis a serviços de mecânica e beleza.

A adesão ao programa estadual, permite que os consumidores cadastrados no sistema da Secretaria da Fazenda do estado de Minas Gerais, a Sefaz- MG, recebam um valor de até 30% do imposto que foi efetivamente recolhido pela mesma com a transação da venda do serviço. Para que se beneficie do programa, basta cadastrar seu CPF ou CNPJ e informá-lo no momento da compra para que o mesmo seja incluído no documento de nota fiscal.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para consultar o seu saldo no programa da nota fiscal eletrônica do estado de Minas Gerais, acesse o Portal da Sefaz- MG, utilizando o seguinte endereço eletrônico. Na página inicial clique em "Acesso ao Portal" e em seguida em "Quero me cadastrar" para realizar o primeiro acesso e "Já sou cadastrado" para consultas futuras. Selecione o tipo de documento que será cadastrado, CPF para pessoa física ou CNPJ para pessoa jurídica. Preencha todos os dados solicitados no formulário. Os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios. Na última tela será necessário criar uma senha. O login será sempre o número do documento cadastrado. O sistema enviará automaticamente uma mensagem para o Email cadastrado solicitando a confirmação do cadastro.

  2. 2

    Depois de confirmar o cadastro, será possível acessar o Portal com o login e senha e consultar todas as notas emitidas em seu CPF ou CNPJ, além de dados do emitente e o valor dos créditos gerados em cada compra.


  3. 3

    A obrigação de um estabelecimento emitir a nota fiscal eletrônica está prevista em lei, bem como as penalidades e multas para aqueles que descumprirem tal ordem. O enquadramento nesta obrigação se dá através de análise de porte, faturamento e atividade desenvolvida pelo mesmo.



Dicas e AVISOS
  • O valor mínimo para ser transferido ou utilizado em abatimentos é de R$ 25,00, sendo que o prazo para utilização dos créditos liberados é de 15 meses a contar da data da liberação no sistema.
  • Os créditos gerados pelo cálculo do valor a receber serão liberados para utilização apenas no semestre subsequente à entrada da nota no sistema.
  • Sonegar impostos é crime, exija a nota fiscal em todas as suas compras..
Comentários
blog comments powered by Disqus