» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Consulta processo judicial

Consulta processo judicial

Galeria
Consulta processo judicial

Os trâmites do sistema jurídico nacional nem sempre são perfeitamente compreendidos pela grande maioria dos cidadãos. Se você possui algum processo na justiça ou deseja ter conhecimento sobre algum processo de seu interesse, veja diferentes formas de consulta a um processo judicial, seja diretamente no fórum ou tribunal de justiça de sua cidade ou até mesmo pela internet.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Antes de iniciar uma consulta a um processo judicial, é necessário saber se este pertence à primeira ou à segunda instância. Os processos pertencentes à primeira instância podem ser consultados diretamente no fórum das respectivas comarcas ou via internet. Já os processos da segunda instância devem ser consultados diretamente nos tribunais de justiça estaduais ou via internet.

    É também importante saber se o processo está relacionado à seara estadual (consulta no fórum, tribunal de justiça ou internet), à seara federal (consulta na sede da justiça federal, no tribunal regional federal ou via internet) ou se o processo encontra-se na justiça especial, como é o caso dos processos trabalhistas, que encontram-se sob a competência da justiça do trabalho ou dos tribunais regionais do trabalho.

  2. 2

    Para uma consulta a um processo de primeira instância da justiça estadual, por exemplo, dirija-se ao fórum de sua comarca, sabendo que nem todas as cidades brasileiras são uma comarca. Há comarcas que abarcam duas ou mais comarcas, por exemplo. Dentro do fórum, procure o setor de "Informações Processuais", portando o seu documento de identidade e CPF ou o nome completo das partes do processo. O funcionário irá fornecer o número do processo e em qual secretaria do fórum o processo se encontra.

    Com estes dados em mãos, dirija-se até a secretaria e faça a consulta ao processo. É importante saber que somente as partes de um processo e o advogado podem a ele ter pleno acesso. Caso você não seja parte de um processo mas mesmo assim deseja obter informações sobre ele, procure a orientação de um advogado. Processos cujas causas sejam segredo de justiça, como é o caso das ações de família, somente podem ser consultados pelas partes e seus respectivos procuradores, outros advogados não possuem acesso, tampouco o cidadão comum.

  3. 3

    A consulta via internet é mais prática: digite o endereço do tribunal em que o processo se encontra. Procure o link consultas e logo depois clique em consultas processos judiciais. Você deverá consultar com os dados que possui em mãos, que podem ser: número da carteira da Ordem dos Advogados do Brasil do advogado de uma das partes, nome completo das partes, CPF ou CNPJ de uma das partes, número do processo ou nome completo do advogado de uma das partes. Informe a comarca na qual o processo está vinculado, em casos de processos vinculados à primeira instância.

Comentários
blog comments powered by Disqus