» Dinheiro » Finanças Pessoais » Consulta restituição

Consulta restituição

Galeria
Consulta restituição

A restituição do imposto de renda é a forma que o governo encontrou para ficar quite com o cidadão que recolhe seu imposto de renda a mais do que deveria. O cidadão declara sua renda através dos meios disponibilizados pelo governo e dentro do prazo estabelecido por ele. Os cidadãos que recolheram algum valor a mais durante o ano e preencheram a sua declaração corretamente, terão o valor de volta na conta bancária indicada na declaração. Para isso, é muito importante respeitar os prazos para declarar o imposto de renda e preencher todos os dados corretamente.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Quando a base de dados da receita federal recebe a declaração do imposto de renda, automaticamente faz a verificação. Se ficar comprovado que o cidadão recolheu um valor acima do que deveria ser pago, o cidadão tem direto à restituição. O cidadão que utiliza o carnê para recolher o imposto devido ou que recebe seus rendimentos descontados em parcelas do imposto de renda todo mês são exemplos que quem está sujeito a receber de volta o valor pago a mais.

  2. 2

    Para receber este valor a mais de volta, o cidadão deve indicar uma conta bancária em seu nome, seja conta corrente ou poupança, para que o valor seja depositado. A restituição é liberada em lotes, priorizando os cidadãos contribuintes idosos e, em seguida, considerando a ordem de entrega da declaração. Os lotes são liberados uma vez por mês, em torno do dia 15, de junho a dezembro de cada ano.

  3. 3

    A Receita Federal disponibiliza diversos canais para o cidadão consultar a previsão de pagamento da restituição do seu imposto de renda. Em sua página na internet estão listadas as formas que o cidadão tem disponíveis: presencial e os endereços de atendimento, por telefone ou internet. O mais fácil é, sem dúvida via internet. Acesse a página da Receita Federal, clique na guia Serviços e na guia Cidadão. No menu logo abaixo, clique na opção Restituição e Compensação. Na página seguinte, clique em Consulta Restituição e situação da Declaração IRPF e, em seguida, Acesso Direto ou Com Senha Específica.

    A página seguinte apresentará um campo para digitação do número do CPF do cidadão e o campo ao lado, o ano em que a declaração foi entregue. Digite no campo logo abaixo, o código de verificação para autenticar a consulta e clique em Consultar. A página seguinte trará o nome completo do contribuinte e a situação da sua declaração na base de dados da Receita Federal. O cidadão ainda tem a opção de realizar uma nova consulta ou imprimir a consulta realizada.

Comentários
blog comments powered by Disqus