» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Consultar CNPJ pelo nome da empresa

Consultar CNPJ pelo nome da empresa

Galeria
Consultar CNPJ pelo nome da empresa

Toda a empresa para ser considerada legal perante a justiça precisa registrar o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). As pessoas jurídicas devem primeiramente se inscrever e somente depois começar a praticar as atividades pretendidas, do contrário a Receita Federal, órgão responsável pela emissão do cadastro, poderá multar o estabelecimento e impedir que ele seja aberto.

Se o cadastro for aprovado, a empresa receberá o CNPJ através de um número que deverá estar sempre presente nos documentos expedidos pela instituição, ele possui várias informações como, por exemplo, endereço, data de abertura, entre outras coisas. Confira abaixo como consultar o CNPJ pelo nome da empresa.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Em primeiro lugar comece sabendo que o CNPJ fica registrado na Receita Federal, portanto é preciso acessar o site do órgão para fazer a consulta e saber se a empresa está regular ou se é necessário realizar algum procedimento para normalizar a situação.

  2. 2

    Para começar a fazer a sua consulta primeiramente entre no portal da Receita Federal, na área superior da página clique com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone ‘’Serviço’’, feito isso o internauta será levado para outra janela com diversas opções de consulta.

  3. 3

    Dentre as alternativas que irão aparecer pressione o link ‘’Consulta CNPJ’’, a partir daí será aberta uma nova página onde serão requisitados os dados da pessoa jurídica para que o procedimento possa ter continuidade. No primeiro campo escreva o nome razão completo da empresa, ou seja, aquele que está registrado e não o que é usado comercialmente.

  4. 4

    Na caixa abaixo é necessário digitar os caracteres do código que está sendo evidenciado no lado esquerdo. Na próxima etapa é preciso clicar sobre o botão ‘’Consultar’’, após este procedimento será aberta outra janela com todas as informações a respeito da empresa.

  5. 5

    Todos os dados estarão organizados em espécies de categorias como, por exemplo, regularização, código, entre outras coisas. Além disso, também será possível emitir o comprovante de inscrição do CPNJ. Para realizar este processo, basta abrir o link do documento clicar em ‘’Visualizar’’ e depois ‘’Salvar’’.

  6. 6

    Quando a Receita Federal emitir o código de comprovante de inscrição a pessoa jurídica poderá empregá-lo nos documentos que serão expedidos pela instituição. Se ficar apontado que há alguma irregularidade no cadastro será necessário entrar em contato com o órgão para que o problema possa ser resolvido, do contrário ele não permitirá o uso do registro.

Dicas e AVISOS
  • Acesse o portal da Receita Federal para consultar o CNPJ.
Comentários
blog comments powered by Disqus