» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Consultar identidade

Consultar identidade

Galeria
Consultar identidade

A tecnologia não está presente só no setor privado, mas no setor público também. Uma das maiores provas disso são as facilidades para emissão e consulta de identidades. O principal beneficiado é o cidadão, pois com a consulta através da internet, acaba por economizar dinheiro, tempo, além de facilitar o seu dia a dia, pois quanto menor a burocracia, maior a
facilidade para o cidadão exercer sua cidadania.

Com o avanço da tecnologia, o setor público alavancou na questão da qualidade. Além de os servidores estarem com seus serviços facilitados, ganham crédito junto à população , pois tanto a emissão , quanto a consulta de documentos ficou mais simples e ágil. Além destas vantagens, tira um pouco da estigma de que serviço público é demorado, moroso e burocrático.


Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Emissão e consulta de RG

    Cada Estado da Federação possui uma forma de trabalhar com os documentos, mas a principal semelhança é o uso da tecnologia para atender as necessidades do cidadão. O principal documento emitido e consultado é a identidade. Para tirar uma identidade é muito fácil. Siga estes passos:

    Leve uma foto 3x4 de findo branco e sua certidão de nascimento no Poupa Tempo ou na Secretaria de segurança Pública de seu Estado

    Ao receber seu protocolo, consulte o site do órgão Público que você sue entrada na emissão de sua RG

    E verá se está pronto. No caso do Estado de São Paulo, no qual dá a entrada da emissão, te dão o protocolo e te informam o dia que seu documento estará pronto.

  2. 2

    Falsidade ou Perda de documento


    Nas secretarias de Segurança Pública de todo o país, possuem outros tipos de informação para o cidadão, como por exemplo, se a carteira de identidade é falsa ou foi perdida. No Caso de RG perdido ou roubado, deve-se seguir os seguintes passos:

    Fazer um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima, para invalidar o documento, pois caso alguém o encontrá-lo, não poderá usá-lo para cometer crimes;

    Tirar a Segunda via do documento no órgão da Segurança Pública de seu estado;

    Com a emissão do boletim de ocorrência, não é necessário pagar taxa para tirar a segunda via do documento, consulte a Secretaria De Segurança Pública de seu estado.

  3. 3

    A emissão da identidade é fundamental para a emissão de outros documentos importantes,como a CNH e a certidão de casamento. Muito mais do que papéis, é a conquista de direitos pelos cidadãos na sociedade civil, ser um cidadão pleno no Brasil e no mundo.

Comentários
blog comments powered by Disqus