» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Consultar IPVA atrasado

Consultar IPVA atrasado

Galeria
Consultar IPVA atrasado

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um dos impostos mais conhecidos em todo o Brasil, ele é cobrado a cada ano das pessoas que possuem veículos automotores. A taxa é de acordo com cada veículo seja ele nacional ou até mesmo importado, conforme ele desvaloriza, o valor de venda diminui e consequentemente a taxa é gerada conforme o modelo e ano, podendo diminuir de 2 a 3%.

A arrecadação desse valor é destinada ao município onde o veículo foi licenciado, parte dela também é destinada a saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.

Estamos próximos ao final do ano, e os governos já estão divulgando tabelas com as informações necessárias para o pagamento do IPVA. Mas, ainda para muitas pessoas existem muitas dúvida como; Qual o valor a ser pago?Quando irá receber o boleto?

Todas essas informações são muito simples de descobrir e visualizar basta ter em mãos o documento do carro com o numero do seu Renavam.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Entre no site da Secretaria da Fazenda do seu Estado correspondente, acesse o link “Produtos e Serviços”, que se encontra na parte superior do site, feito isto é só localizar a opção IPVA.

  2. 2

    Coloque o número do seu Renavam que o sistema ira fazer o cálculo automaticamente dos seus débitos, na mesma página você poderá imprimir a guia de pagamento já com o cálculo de juros e, portanto já com o valor atualizado.

  3. 3

    Feito isto vá a um banco cadastrado para fazer o pagamento de seu IPVA atrasado, hoje a maioria dos bancos recebem os pagamentos do IPVA e fácil e rápido.

Dicas e AVISOS
  • Esteja em dia com todas as dívidas de seu veículo, para fazer o licenciamento de seu veículo. Se o veículo estiver com dívidas ou com a taxa atrasada, corre o risco de ser apreendido.
  • Toda consulta relacionada ao seu veículo, deve ser feita nos sites oficiais DETRAN ou Secretaria da Fazenda. O não pagamento do seu IPVA pode gerar a apreensão do seu carro a qualquer momento, dificultando ainda mais a sua regularização, pois você terá muito mais custos para legalizar esta situação.
  • Caso não localize ou tenha perdido o número do RENAVAM, procure o DETRAN (Departamento Estadual de Transito de São Paulo ou do seu Estado) para a regularização.
  • Pagando o IPVA atrasado você terá que pagar juros, e pagando seu IPVA com atraso você não terá direito ao parcelamento que o Governo oferece então fique atento.
Comentários
blog comments powered by Disqus