» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Consultar IPVA SP

Consultar IPVA SP

Galeria
Consultar IPVA SP

Possuir um carro não implica somente comprá-lo e depois sair dirigindo, é preciso arcar com uma série de burocracias e também gastos, principalmente com a documentação do veículo como, por exemplo, o IPVA, que precisa ser regularizado anualmente, para que o automóvel seja autorizado a circular livremente, sem nenhuma pendência.

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), deve ser pago por motoristas de todos os estados brasileiros. Todos os proprietários de carros ou motos são obrigados a pagar essa taxa, o valor é definido conforme o ano e o estado de conservação que se encontra o veículo. Confira abaixo como consultar o IPVA SP.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A primeira coisa a se fazer para quem pretende consultar esse documento é acessar a internet. Em primeiro lugar, entre no site da Secretaria da Fazenda de São Paulo, em seguida tenha em suas mãos o número do RENAVAM do automóvel e também do seu CPF.

  2. 2

    Ao entrar na página da Fazenda, o paulistano deve dirigir-se até a aba ''DETRAN'', feito isso se abrirá uma nova janela, na qual será necessário fornecer os seus dados para ter acesso à informação a qual você está buscando.

  3. 3

    Portanto, entre nas caixas requisitadas, depois clique no botão ''Entrar''. Feito isso, automaticamente você será levado para uma página, onde estão todos os seus dados e também a documentação do veículo que é de sua responsabilidade.

  4. 4

    Nesse espaço será possível realizar várias consultas, dentre os links que estão disponíveis nesse local clique com o botão esquerdo do mouse sobre ''IPVA'', que está na área superior da página. Aguarde alguns segundos para que os dados sejam mostrados.

  5. 5

    Na seqüência todas as informações referentes a documentação do automóvel serão evidenciadas, basta clicar em ''Valor do IPVA'', para consultar o boleto a ser pago. Além disso, o cidadão pode verificar o prazo de pagamento e também poderá solicitar o parcelamento do valor cobrado.

  6. 6

    Também serão disponibilizadas todas as cobranças de IPVA pagas anteriormente, e as que estão em pendência. Nesse caso, se a pessoa não tiver recebido a cobrança até a sua residência, ela poderá imprimir o boleto do documento que está atrasado, e pagar à vista ou parcelado, para depois quitar o valor desse ano, que também pode ser parcelado.

  7. 7

    Caso o cidadão tenha alguma dúvida, ele poderá fazer um questionamento dentro do próprio site para os atendentes online, basta cadastrar o seu email, escrever a sua mensagem e enviá-la, e em breve você obterá uma resposta para o seu questionamento.

Comentários
blog comments powered by Disqus