» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Consultar multas pelo Renavam

Consultar multas pelo Renavam

Galeria
Consultar multas pelo Renavam

Hoje em dia está muito fácil de se ter um veículo particular, seja um carro ou uma moto. Com isso, o número de veículos transitando pelas cidades multiplicou-se muito nos últimos tempos, e o número de multas aplicadas aos veículos e aos condutores cresceu junto.

Com tantos radares eletrônicos, guardas e agentes de trânsito e ainda outros fatores, fica difícil de se ter um controle preciso do número de multas aplicadas ao seu veículo. Por isso, o Detran concede um espaço totalmente aberto ao público para que se possa consultar as multas do veículo pela placa e o número do Renavam do veículo. Conheça mais sobre esse serviço aqui.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para quem ainda não sabe, o código Renavam é o Registro Nacional dos Veículos Automotores. O número desse registro encontra-se sempre no canto superior esquerdo do documento de licenciamento do veículo.

    O Renavam é um sistema nacional que tem o objetivo de registrar todos os veículos que circulam aqui no Brasil, e esse registro é feito pelo Detran de cada estado.

    Depois de ter o documento do veículo em mãos e ter encontrado o código de Renavam, vá até o site oficial do Detran do seu estado.

  2. 2

    Você agora deverá abrir o site do Detran do seu estado para fazer a consulta. Caso ainda não conheça o endereço eletrônico do Detran da sua unidade federal, confira aqui uma dica para você poder acessar o site de qualquer Detran:

    O endereço eletrônico desse tipo de órgão do governo é padronizado da seguinte maneira:
    www.detran.(a sigla da sua unidade federal).gov.br.

  3. 3

    Agora que você já encontrou o endereço eletrônico do Detran do seu estado, você deverá abrir o site do Detran e procurar aquilo que lhe interessa no momento.

    Como os sites são diferentes de um Detran para o outro, você não saberá exatamente o que deverá estar escrito e nem em que lugar do site encontrar. Mas procure com atenção, sempre na página inicial do site, algo do tipo: "consulta de veículo", "consulta de débitos do veículo" ou "situação do veículo".

  4. 4

    Clicando nesses links para consultar as informações do seu veículo, abrirá uma nova janela que lhe solicitará o preenchimento dos campos com o número da placa do veículo e o código de Renavam do veículo.

    Depois de preencher corretamente os campos e prosseguir no site, você terá acesso a um dossiê completo sobre o seu veículo, citando todas as informações de características, situação, multas e etc. Ainda, se houverem débitos em multas, você poderá imprimir as guias para pagar a multa em qualquer banco ou lotérica.

Comentários
blog comments powered by Disqus