» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Consultar o Numero do CPF

Consultar o Numero do CPF

Galeria
Consultar o Numero do CPF

O Cadastro de Pessoas Físicas, conhecida como CPF, é o registro de todos os contribuintes da Receita Federal. O CPF surgiu na Reforma Tributária entre 1964 e 1967 com o objetivo de monitorar todos os passos fiscais de seus contribuintes, adotando então o registro das pessoas físicas no Brasil. Passados anos, a Receita Federal em 1995 começou a implantação de seus serviços pela internet, tendo o lançamento oficial em 1996, diminuindo então a demanda nos atendimentos pessoais na Declaração de Imposto de Renda, contribuindo para o século XXI. Hoje temos todas as facilidades desta maravilhosa tecnologia a nosso favor.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para realizar a consulta do número do CPF você não precisa ser um contador, administrador, e etc., você precisa somente possuir conhecimento básico na internet, e acessar o site oficial da Receita Federal em seu browser. É importante que você saiba que o serviço de consulta do número do CPF iniciou a partir do ano de 2002 com o recurso da situação cadastral.

  2. 2

    Acesse o site da Receita Federal, em seguida no menu superior, passe o mouse em “Cidadão (Serviços e informações para Pessoa Física)”, selecione a opção “Cadastro - CPF”, logo após clique no link “Comprovante de Situação Cadastral no CPF”.

  3. 3

    Quando você clicar no link “Comprovante de Situação Cadastral no CPF” abrirá uma página para você digitar o número do seu CPF e confirmar os caracteres de segurança, por isso é importante que você digite o CPF corretamente e os caracteres de segurança, pois se for digitado incorretamente você não conseguirá prosseguir com a consulta do documento desejado.

  4. 4

    Não havendo nenhuma divergência de informações, automaticamente o sistema abrirá o comprovante da situação cadastral, retornando o nome completo, número do documento consultado, status atual do contribuinte e o dígito verificador.

  5. 5

    Nos casos em que o CPF ao digitá-lo e apresentar alguma mensagem de erro, verifique se está correto, pois é nesta hora que a Receita Federal verificará a veracidade do documento informado. Se a mensagem de erro persistir em informar que é inválido, recomenda-se a dirigir-se até um posto de atendimento da Receita Federal para verificar os verdadeiros fatos.

    É aconselhável que o contribuinte mantenha sempre seus dados cadastrais atualizados, realize a declaração do imposto de renda dentro dos prazos e que vote nas eleições, para assim poder usufruir o direito de ir e de vir: entrar na faculdade, trabalhar, comprar e etc. O CPF é um documento indispensável para quase todas as atividades que você for realizar.

Comentários
blog comments powered by Disqus