» Família » Bem-Estar da Família » Cortar menstruação

Cortar menstruação

Galeria
Cortar menstruação

É praticamente impossível encontrar uma mulher que goste de ficar menstruada. Além das cólicas, inchaço e desregulamento intestinal causados no período, os sintomas da famosa TPM provocam uma verdadeira guerra de nervos na grande maioria das mulheres. Mas o que fazer quando estes sintomas vão além do que é considerado normal e acabam afetando a rotina diária e até impossibilitando a realização das atividades mais simples? Para casos extremos onde haja endometriose ou sangramento excessivo, os médicos podem recomendar a suspensão da menstruação para alívio dos sintomas. Mas será que é saudável interromper um ciclo natural de nosso organismo? E as consequências que essa interrupção pode trazer?

Instruções
  1. 1

    Na realidade segundo pesquisas e estudos recentes, não há nenhum benefício para o corpo em menstruar e portanto cortar a menstruação não traria nenhum prejuízo ou dano para o organismo feminino. Apesar disso muitos médicos não recomendam que o método de interrupção seja usado aleatoriamente já que não é necessário expor a mulher à riscos hormonais causados pelo mesmo, sendo ela uma pessoa saudável e sem problemas com o período menstrual.

  2. 2

    Existem duas opções mais seguras tanto para a saúde como para o sucesso de interromper o ciclo. A primeira é utilizar a pílula combinada de uso contínuo. A grande diferença entre esta e a pílula convencional, é que são utilizados 28 comprimidos em vez de 21. Então não havendo a pausa de 7 dias naturalmente não haverá sangramento.

  3. 3

    Uma outra opção bastante eficiente é a colocação de um dispositivo intra uterino com hormônio no colo do útero, o DIU endoceptivo. O procedimento para a implantação é bem simples e deve ser realizado por um médico ginecologista. O período de validade do dispositivo é de 5 anos e está indicado para casos de sangramento excessivo, endometriose, portadoras de miomas e mulheres que sofrem com anemia devido à menstruação. Uma desvantagem desse método é aumento de alguns efeitos colaterais como aumento das cólicas, ganho de peso e em alguns casos o DIU pode sair do lugar em que foi colocado e acabar sendo expulso do útero.

Dicas e AVISOS
  • Não utilize nenhum método para interromper a menstruação sem o conhecimento do seu médico. Somente ele poderá avaliar cada caso e indicar o melhor tratamento a ser adotado.
  • A idéia de que o fato de não menstruar durante longos períodos pode acarretar o retardamento da menopausa é considerada um mito pelos médicos.
  • A fertilidade não é afetada pela interrupção da menstruação
Comentários
blog comments powered by Disqus