» Casa » Consertos e Reformas Domésticas » Cortinas para Janelas: Como Escolher

Cortinas para Janelas: Como Escolher

Galeria
Cortinas para Janelas: Como Escolher

A decoração de uma casa é uma atividade desafiadora, mas que quando realizada com uma boas opções estéticas e funcionais se pode tornar numa mais-valia para a casa. Uma decoração exemplarmente escolhida pode tornar uma casa num belo local para viver, mas por outro lado uma decoração errada pode acabar por tornar uma casa com uma boa estrutura num local pouco agradável.
Um dos elementos de decoração mais importantes, para além do mobiliário, são as cortinas das janelas. Este elemento colocado em frente às janelas tem uma dupla função, impedindo por um lado a entrada de luz em demasia, funcionando ainda como um artigo decorativo das divisões onde são colocadas.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O primeiro passo para escolher umas cortinas para janelas, é compreender que diferentes divisões da casa requerem diferentes tipos de cortinas.

  2. 2

    Para as janelas dos quartos, tendo em conta que as cortinas devem permitir o bloqueio da entrada da luz em demasia, devemos escolher cortinas opacas, ou com pouca transparência. A nível de estética, é aconselhável que todas as cortinas do mesmo quarto apresentem a mesma tonalidade. A escolha da cor das cortinas varia com o gosto de quem está fazendo a decoração, no entanto são aconselhadas cores sóbrias e que estimulem uma sensação de calma e relaxamento. É importante escolher a cor e padrão das cortinas em conjunto com os tapetes, já que estes dois elementos devem combinar, possibilitando criar uma decoração com continuidade entre diversos elementos.

  3. 3

    As cortinas da sala podem ser mais transparentes, visto que nesta divisão não é necessário criar um ambiente mais escuro, por isso a escolha pode incidir em cortinas mais finas e com menor opacidade. A regra de combinar as cortinas com os tapetes continua a aplicar-se, logo pode comprar estes artigos em conjunto e de preferência na mesma loja. Geralmente as janelas das salas tendem a apresentar maiores dimensões, por isso é importante que realiza medições para todas as janelas antes de comprar as cortinas.

  4. 4

    Caso esteja a comprar cortinas para a cozinha, deve lembrar-se que a maioria dos eletrodomésticos são de cor branca ou de tonalidades claras, logo a escolha mais clássica para as cortinas desta divisão é o branco. Cortinas claras geralmente permitem uma maior entrada a entrada de luz necessária para a preparação das refeições.

  5. 5

    Independentemente da divisão para a qual se está a comprar as cortinas, é muito importante medir a altura dos varões, para evitar comprar cortinas muito curtas. Por outro lado se necessita de instalar os varões, deve medir o local de colocação do suporte para que o varão fique a cerca de um palmo e meio da parte de cima da janela. Lembre-se sempre que é melhor comprar cortinas mais longas e posteriormente cortá-las à medida, do que comprar cortinas demasiadamente curtas.

Comentários
blog comments powered by Disqus