» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Cpf criar: como funciona

Cpf criar: como funciona

Galeria
Cpf criar: como funciona

O Cadastro de Pessoas Físicas é um banco de dados da Receita Federal, que armazena informações sobre os contribuintes. Brasileiros e estrangeiros podem fazer o cadastro apenas uma única vez, não podendo ser alterado o numero do cadastro em qualquer outro momento. Não existe idade mínima, até mesmo um recém nascido pode possuir um CPF. Também é possível retirar o mesmo para falecidos.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    É possível fazer solicitar a inscrição no CPF pela internet, basta ter título de eleitor e preencher e enviar o formulário da página Receita Federal.Também é possível obter o documento se dirigindo a uma agência conveniada, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios, com custo máximo de R$5,70; nas entidades públicas conveniadas, sem custos; nas representações diplomáticas no exterior, sem custos; ou na Receita Federal para não residentes no Brasil, pessoas falecidas, ou incapacitadas de comparecer solicitadas por órgãos públicos, como órgãos carcerários, SUS para doentes.

  2. 2

    Ao comparecer aos locais, deve-se ter em mãos os seguintes documentos:Documento de identificação da pessoa que será inscrita com data de nascimento, filiação e naturalidade.Título de eleitor para brasileiros com idade entre 18 e 69 anos.Documento do tutor, ou de um dos pais, ou do responsável pela guarda do menor, ou do curador, caso tenha menos de 16 anos.Documento que comprove tutela, responsabilidade pela guarda ou curatela, para menores de 16 anos.Documento de identificação do procurador.Documento do procurador que comprove sua inscrição no CPF.Instrumento de procuração.Documento de identificação válido no país de origem para estrangeiros, ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiro)/ CIE (Célula de Identidade de Estrangeiro), passaporte ou protocolo RNE que conste seus dados cadastrais. Os documentos devem possuir tradução juramentada.Preencher e apresentar Ficha "Cadastral de Pessoa Física", caso a solicitação seja feita em representação diplomática brasileira.

  3. 3

    Para pessoas falecidas, são necessários os seguintes documentos:Documento que comprove a necessidade do CPF.Certidão de óbito.Documento de identificação que contenha filiação e data de nascimento se estas não conterem na certidão de óbito.Documentação do cônjuge meeiro, inventariante, convivente ou sucessor a qualquer título, caso tenha bens a inventariar. Caso não tenha bens, documento de identificação que comprove parentesco (pais, filhos, irmãos).

  4. 4

    Após feita a solicitação, é possível verificar o numero de inscrição do CPF. Este estará disponível no site da Receita em até 48 horas. Exceto para solicitações feitas em lojas franqueadas dos Correios, que poderão levar em média 15 dias.

Dicas e AVISOS
  • Caso tenha algum erro no cadastro, o contribuinte deverá solicitar imediatamente a correção do mesmo. Deverá se dirigir para a agência onde foi atendido para a correção. Esta será sem custo algum se for exigida em até 90 dias, contados a partir da data de solicitação de inscrição, senão haverá um novo custo para o contribuinte.
Comentários
blog comments powered by Disqus