» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » CPF pela internet: como fazer

CPF pela internet: como fazer

Galeria
CPF pela internet: como fazer

O CPF é o cadastro nacional de pessoas físicas e é obrigatório para brasileiros maiores de 18 anos e estrangeiros que residem no Brasil, não há idade mínima para fazer o cadastro. O documento é composto por um número de 11 dígitos e traz o nome completo e data de nascimento do cidadão.

Atualmente para ampliar a abrangência e facilitar a vida do contribuinte o pedido pode ser feito online desde que o solicitante seja o próprio contribuinte. Para solicitar seu CPF é necessário preencher um formulário gratuitamente. Cada cidadão pode se inscrever apenas uma vez tendo assim um único número de CPF permanentemente.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para solicitar o seu CPF basta acessar o site da Receita Federal através do link e clicar na seção serviços, seguido pela aba cidadão e por fim clique em cadastros, nesta etapa abrirá uma série de opções, busque pela opção CPF e clique na opção "inscrição no CPF".

  2. 2

    Selecione a opção de pedido pela internet e preencha o formulário, atente para que todos os dados sejam verídicos e estejam escritos corretamente, essas informações serão conferidas posteriormente e em caso de equívocos o seu pedido de cadastro poderá ser cancelado.

  3. 3

    Após efetuar seu pedido se a solicitação for bem sucedida você terá seu número de CPF instantaneamente, poderá ainda imprimir a sua inscrição e usar seu CPF normalmente. Caso não tenha como imprimir, não se preocupe, anote o número e use sempre que for solicitado. A Receita Federal não emite mais o cartão de plástico azul, por isso, sempre que for preciso você poderá acessar a cópia do seu CPF através do portal da Receita Federal a partir deste link. Neste site também é possível comprovar a veracidade do documento.

  4. 4

    O CPF é importante para que o cidadão possa desfrutar de uma série de benefícios em seu cotidiano, a pessoa que não possui CPF está impossibilitada de retirar passaporte, abrir conta em banco, fazer crediário, realizar empréstimos, apostar ou concorrer a prêmios pela Loteria Federal, entre outras atividades.
    Além da solicitação online o cidadão poderá ainda efetuar o pedido no Banco do Brasil, Correios ou Caixa Econômica Federal, para pedidos nestes órgãos será necessário pagar uma taxa no valor de R$: 5,60.

    Em caso de dúvidas ou problemas em relação ao seu CPF fale com a Receita Federal através do canal de comunicação direto com o contribuinte, ligue: 146 de qualquer região do Brasil e solucione suas dúvidas.

Comentários
blog comments powered by Disqus