» Alimentos » Receitas » Craquele em vidro passo a passo

Craquele em vidro passo a passo

Galeria
Craquele em vidro passo a passo

Você já ouviu falar numa técnica do artesanato chamada craquelê. Com certeza, você já viu em algum, mas não sabia que tinha esse nome nem do que se tratava. É aquela técnica em a peça ganha ranhura na superfície, como se estivesse trincada, quebrada, craquelada. Essa técnica é muito difundida no Brasil e faz muito sucesso. Algumas pessoas pensam que é muito difícil aprender a utilizá-la, mas aqui você verá que isso é uma inverdade. A técnica de craquelê é supersimples e rápida de fazer. A seguir está um passo a passo detalhado. Fique atento e mãos à obra!

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Pincel de cerdas macias
  • Pincel chato
  • Craquelador nas cores de sua preferência
  • 1 caixa de MDF
  • Verniz spray
  • Tinta acrílica branca
  • Guardanapo estampado
  • Cola branca
  • Verniz vitral branco
  1. 1

    Lixe bem a sua peça de MDF. Independentemente da procedência delas, ou seja, do lugar onde você as comprou, as caixas de madeira sempre saem da loja com algumas imperfeições, pequenas obviamente. Por isso, antes de começar a trabalhar na sua caixa, deixe sua superfície lisa e uniforme, desfazendo as proeminências e declives. Quando terminar de lixar, passe um pano úmido para tirar o pó proveniente do lixamento. Deixe secar naturalmente para só então começar a trabalhar nela.

  2. 2

    Passe duas demãos de tinta acrílica branca na peça, com intervalo de quarenta minutos entre uma e outra. Se quiser acelerar o processo de secagem, use um secador de cabelo. Quando a tinta acrílica estiver bem seca, aplique uma demão de verniz vitral branco. Espere secar por mais quarenta minutos. Em seguida, aplique o craquelador nas cores que desejar. Se preferir, use várias cores no mesmo tom para fazer um degradê. Você verá, nessa hora, sua peça ganhar ranhuras, o craquelado. É um espetáculo realmente interessante de se ver. O resultado é realmente incrível.

  3. 3

    Para finalizar, depois que o craquelador secar totalmente, aplique a técnica da decoupage para sua peça ficar ainda mais rica e bonita. De posse do guardanapo estampado, reitre dele suas camadas inferiores, deixando apenas a camada de papel que leva a imagem. Tome cuidado ao manuseá-lo porque, obviamente, ele está muito frágil. Passe cola branca diluída em um pouco de água no lugar da peça onde ficará a figura.

    Cole-a com cuidado para não rasgar. Espere secar por um quinze minutos ou até que esteja completamente seca. Em seguida, dê mais uma demão de cola por cima dela, para impermeabilizar. Mais uma vez, espere secar por completo e dê uma demão, em toda a caixa, de verniz spray. Sua caixa está pronta!

Comentários
blog comments powered by Disqus