» Dinheiro » Finanças Pessoais » Criação de codornas: saiba mais

Criação de codornas: saiba mais

Galeria
Criação de codornas: saiba mais

Por ser uma ave que bota muitos ovos, a codorna é uma ótima alternativa para quem deseja entrar no ramo de criações.
A criação de codornas é atraente por seu baixo investimento e por não demandar muito espaço. A venda de seus ovinhos é a principal fonte de renda, pois há sempre demanda em supermercados e restaurantes.
Os ovinhos de codorna são procurados por ser um alimento de muita proteína com baixo teor de colesterol, rico em vitaminas e nutrientes.

A produção de uma codorna é de 300 ovos no primeiro ano de postura. Esse número irá diminuir no segundo ano. A postura irá começar quando a ave atingir 60 dias de idade.
Porém, um fator negativo das codornas é a reprodução, uma vez que a ave não choca se for criada em cativeiro. Desse modo o criador precisa obter equipamentos específicos que irão chocar os ovos para que nasçam os filhotes.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para se iniciar a criação de codornas é necessário seis fêmeas e um macho. Após as primeiras codornas serem chocadas, leva-se dois meses para que elas comecem a botar ovos. Cada ave coloca um ovo por dia.
    A matriz da codorna deve ser adquirida de um criador de referência. Para quem deseja apenas comercializar os ovos, a raça mais indicada a ser adquirida é a japonesa. Ela se desenvolve rápido e tem alta produtividade.

  2. 2

    As codornas podem ser criadas em quintais de residências. Para isso, é preciso construir um galpão, com arame galvanizado para servir de gaiola. As gaiolas podem ser compradas em casas de agropecuária, que já vem com o declive certo para os ovos deslizarem. As medidas da gaiola deve ser 30 x 30 x 30 cm, e a altura mínima deve ser de no mínimo 16 cm.

    O galpão para se criar as codornas tem que ter pelo menos 2,3 de altura. O chão deve ser de piso queimado ou cimento e o telhado de barro. Para facilitar a limpeza, o chão precisa ser feito com um ligeiro declive.
    O lugar não pode ter incidência direta do sol e nem ser vulnerável à correntes de ar. As janelas devem ser feitas no alto, acima da bateria e das gaiolas.

  3. 3

    Nos 15 primeiros dias, as codornas devem ser alimentadas com ração inicial, após esse período, com ração de crescimento. Após 60 dias, a ração a ser usada deve ser apenas de postura.
    Para evitar que o metabolismo das aves não seja alterado, as rações devem ser da mesma marca e as trocas precisam acontecer ao poucos. Cada ave vai consumir diariamente em média 25 gramas.

Comentários
blog comments powered by Disqus