» Dinheiro » Imóveis e Investimentos » Criação de galinha caipira: saiba mais

Criação de galinha caipira: saiba mais

Galeria
Criação de galinha caipira: saiba mais

Preferência da maioria das pessoas que gostam de comer uma comida caseira, a galinha caipira é um alimento saudável e muito saboroso. A carne da galinha caipira se diferencia das outras por ser uma carne livre de agrotóxico e hormônios.
A galinha que é criada ao ar livre e que recebe alimentação natural, se denomina “caipira” por ser criada a guisa de roças e sítios.
Ela se diferencia das galinhas que são criadas em granjas, as quais alimentadas a base de hormônios e outros produtos para que ganhem peso em poucos dias. A galinha caipira pode ser criada para atingir dois objetivos: consumo próprio ou venda. Independente do que seja o lugar da criação deve ser o mais natural possível.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    É preciso fazer um barracão com madeira e telhas, mas sem cimentar o chão. Deve se manter o chão de terra, uma vez que a galinha precisa ciscar. Para quem mora em centros urbanos e deseja mesmo assim iniciar a criação de galinhas, ele deve optar por reservar um espaço no quintal para construir um barracão onde possa caber 4 galinhas por metro quadrado. Este barracão deve ser fechado com tela, para que as galinhas possam receber luz natural.

    É importante que as galinhas fiquem presas neste barracão para não fugirem ou serem atacadas por gatos, cachorros e ratos. Neste mesmo barracão deve se construir uma área de encubação, a famosa chocadeira. A área de encubação garante o crescimento saudável dos pintinhos e gera mais galinhas. Diariamente é preciso verificar os ovos e separar aqueles que irão ser para o consumo e os que ficaram para serem chocados.

  2. 2

    Construir toda essa estrutura do barracão não fica caro, por isso a criação de galinha caipira é um negócio rentável, pois o dinheiro a ser investido no começo é bem baixo. Depois do barracão montado é preciso então comprar as matrizes de galinhas caipiras para começar a criação. Opte por comprar as primeiras galinhas de outros criadores, que são mais férteis e saudáveis. Evite comprar em granja.

  3. 3

    A alimentação das galinhas caipiras é baseada exclusivamente no milho, que pode ser comprado em casa de agropecuária. Deve se quebrar o milho de manhã e logo após o almoço. Todos os dias o espaço do criadouro deve ser varrido para retirada de fezes e assim evitar que as galinhas se contaminem. Também é recomendado trocar a água diariamente e colocar vermífugo a cada dois meses na água para livrar as galinhas de verminoses.

Comentários
blog comments powered by Disqus