» Dinheiro » Finanças Pessoais » Criação de porcos: saiba mais

Criação de porcos: saiba mais

Galeria
Criação de porcos: saiba mais

A criação de porcos, conhecida como suinocultura, é um negócio muito lucrativo e produtivo, que gera vários produtos rentáveis para o produtor. Além disso, o Brasil tem excelentes condições para a suinocultura. Não é por acaso que é o país da América do Sul que mais produz carne de porco. No entanto, como a maioria dos negócios, necessita ser muito bem gerido, além de necessitar garantir várias normas de proteção, segurança e higiene.

Se está a pensar começar a criar porcos, aprenda aqui algumas dicas e conselhos para um negócio de sucesso.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Antes de iniciar o seu negócio, deve decidir o que vai produzir. O ciclo da suinocultura tem três grupos: a produção primária, feita por suinocultores de ciclo completo; os prestadores de serviço, que fornecem a ração, cuidados genéticos e de saúde e higiene, por exemplo (e que cada vez têm uma fatia mais importante no negócio); e o processamento, que inclui o abate e a transformação dos animais.

    Os produtos de criação de porcos que podem ser obtidos são a carne suína (cabeça, paleta, lombo, pernil, perna dianteira, toucinho, bacon, pés, olhas, lombinho e rabo) e outros produtos obtidos a partir daqui, como a linguiça, o bacon ou o sangue as tripas. No total, são mais de uma centena de produtos obtidos a partir do porco.

  2. 2

    Um passo importante para garantir uma boa criação de porcos é saber escolher acertadamente os seus reprodutores. Um suíno macho deixa, mais ou menos, cerca de mil descendente durante a sua vida numa granja. Por isso, necessita ser um animal saudável, que devem ser adquiridos especializados e supervisionados.

    Um suíno reprodutor de qualidade deve assim ter uma boa conformação, com aprumos corretos, cascos saudáveis e o corpo bem desenvolvido.Deve apresentar um bom desempenho reprodutor, claro. Deve conseguir passar genes de precocidade às suas crias, para que cresçam rapidamente. E, claro, não deve ter doenças ou enfermidades. Um sinal e um bom porco reprodutor é uma cabeça robusta, um pescoço largo, os testículos com o tamanho certo, um corpo desenvolvido adequadamente ao seu tamanho e ser sexualmente ativo.

    Deve evitar suínos roncolhos, com cascos defeituosos ou problemas nos aprumos, obeso ou com testículos demasiado pequenos.

  3. 3

    Depois de montar o seu negócio de suinocultura, aposte em alguns pontos. A promoção, por exemplo, é um dos principais. Uma boa propaganda ajuda qualquer tipo de negócio e é uma eficaz ferramenta para atingir o sucesso no mundo empresarial.

    Tenha também atenção com o pessoal que contrata. Estes devem ser dinâmicos, responsáveis, simpáticos com o cliente caso estejam em contato com terceiros, pacientes e com vontade de trabalhar. Deve ainda dar treinamento específico a eles sempre que necessário.

    Por fim, cumpra todas as regras de funcionamento, de higiene e de segurança. Lembre-se que não cumprir a lei é um crime. E que o cliente percebe sempre quando a qualidade não está a ser garantida.

Comentários
blog comments powered by Disqus